ícone whatsapp

Vereadora Enfermeira Cida Amaral comemora parceria entre a Fiocruz e o município

04.10.2019 · 12:00 · Vereadora Enfermeira Cida

Com o objetivo de avançar na atenção primária à saúde, o projeto de cooperação, cuja apresentação ocorreu na última quinta-feira (03), na Câmara Municipal contou com a presença da vereadora Enfermeira Cida Amaral. Trata-se de uma parceria entre a Fiocruz, Sesau, Secretaria de Estado de Saúde e Fiocruz MS, que irá resultar na formação de médicos com especialidades em Medicina de Família e Comunidade, o que complementará as equipes da Sesau. Além disso, está prevista a reforma de nove unidades de saúde, que farão parte do projeto.

A vereadora Cida Amaral acredita que é necessário focar na prevenção e não no imediatismo. “Acredito na resolutividade da Medicina de Família e Comunidade. Nossa comunidade só tem a ganhar com essa parceria, além da reforma das unidades que é uma reivindicação, que ouço quando faço as visitas nesses locais. Parabéns a Fiocruz e toda a equipe envolvida nesse projeto. Podem contar com meu apoio”, disse.

MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

De acordo com a superintendente da Rede de Atenção a Saúde da SESAU, Ana Paula de Lima Resende, o projeto possui quatro eixos. “Um deles é de ensino, que se refere à criação de residências multiprofissionais e residência para Medicina de Família e Comunidade, que busca formar médicos que tenham essas especialidades para complementarem nossas equipes”, explicou.

Conforme a superintendente, o projeto prevê a reforma total de nove unidades de saúde e todo o material para essas unidades serão custeados via projeto. O outro eixo é em relação a pesquisas, uma sobre clima organizacional, levando em conta o trabalho dos servidores, e a segunda, mais técnica, vai identificar os déficits e avanços com relação à atenção primária. A parceria visa também o trabalho de telemedicina, que é a orientação do médico da família, matriciados a distancia, por especialistas para o cuidado com a saúde, trazendo mais agilidade e qualidade no atendimento.

 

Assessoria de Imprensa da Vereadora