ícone whatsapp

Vereador Victor Rocha: um ano de trabalho, incontáveis conquistas para Campo Grande

16.12.2021 · 12:00 · Vereador Dr. Victor Rocha

Destaque para a Implantação da Casa Rosa na prevenção e combate ao câncer de mama

Médico mastologista, Victor Rocha (PP) estreou na política como vereador em 2021, com a missão de lutar pelo bem-estar e saúde dos campo-grandenses, ampliando seu trabalho até então. Termina seu primeiro ano com muitas conquistas, que garantem mais saúde e qualidade de vida à população.

Com orgulho, conseguiu tirar do papel um grande projeto e, em outubro, inaugurou a Casa Rosa. Promessa de campanha e de vida, o vereador com auxílio de parceiros, contribuiu para que mais mulheres tenham acesso a atendimento de qualidade na prevenção ao câncer de mama.

A Casa Rosa proporciona um ambiente integrado, onde é possível passar por consulta e exames complexos em um único dia, com a mesma agilidade e eficiência da rede particular de saúde. Garantindo que doenças sejam diagnosticadas precocemente e o tratamento possa ser mais eficaz e assertivo.

Antes do início das atividades da Casa Rosa, Campo Grande contava com 1.010 mulheres na fila de espera. Enquanto que, todos os hospitais juntos ofereciam em torno de 120 vagas/mês de consulta com mastologista. Na Casa Rosa são oferecidas aproximadamente 320 vagas/mês, via agendamento de regulação, gratuitamente pelo SUS.

“Um sonho que virou realidade. A Casa Rosa oferece um atendimento de qualidade pelo SUS para as mulheres com doenças da mama”, destacou Victor.

Só em novembro foram mais de 470 atendimentos (entre a primeira consulta e o retorno), 200 exames de ultrassonografia de mamas e 58 biópsias de mama (30 punções aspirativas por agulha fina e 28 core biópsy) nos casos suspeitos de câncer. As mamografias foram realizadas em todos os casos necessários em mulheres com mais de 40 anos.  Em um mês, foi diagnosticado câncer de mama em nove pacientes que passaram pela Casa Rosa, todas foram encaminhadas ao tratamento. As demais farão seus exames de rotina anualmente para acompanhar e prevenir o câncer de mama.

Mais ações na saúde – Também em 2021, o vereador Dr. Victor Rocha realizou ações que vão beneficiar a saúde de todos os campo-grandenses. Destaque para liderança na elaboração do Plano Municipal de Saúde Mental de Campo Grande.

Também instituiu, por meio do projeto de lei nº 10.160/21, a Semana de Conscientização e Prevenção da Doença de Alzheimer em Campo Grande. A ser realizada anualmente de 16 a 22 de setembro, como forma de chamar a atenção para a prevenção e cuidados com a doença.

Além disso, apresentou o programa “Saúde para todos”, aprovado por unanimidade pelos vereadores, a fim de zerar a fila de espera por consultas e exames na Capital. O projeto de lei 10.249/21 foi proposto junto com o vereador Carlão e consiste em organizar mutirões na saúde para exames, consultas especializadas e procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade, priorizando o atendimento a pacientes em fila de espera na rede municipal de saúde.

Outra conquista foi a destinação de emenda coletiva, no valor de R$ 250 mil, para aquisição de ambulância equipada para atender aos pacientes da Santa Casa. Além do vereador Dr. Victor Rocha, os seguintes parlamentares contribuíram com emenda parlamentar: Carlão (PSB), Prof. Juari (PSDB), Silvio Pitu (DEM), Betinho (Republicanos), Coronel Vilassanti (PSL), Ronilço Guerreiro (PODEMOS), Zé da Farmácia (PODEMOS), Prof. André Luis (REDE), Tiago Vargas (PSD), Beto Avelar (PSD), Otávio Trad (PSD), Papy (SOLIDARIEDADE), João Rocha (PSDB), Ayrton Araújo (PT), Edu Miranda (Patriota), Dr. Jamal (MDB), Clodoilson Pires (PODEMOS), Prof. Riverton (DEM), João César (PSDB) e Gilmar da Cruz (Republicanos).

Contribuindo para o desenvolvimento – Da saúde para o desenvolvimento econômico, o vereador Dr. Victor Rocha preside a Comissão Permanente de Indústria, Comércio, Agropecuária e Turismo da Casa de Leis, que teve ações relevantes durante o ano. A principal, a aprovação da nova Lei do Prodes (Programa de Incentivos para Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande).

O novo modelo de incentivos fiscais visa dar oportunidade às pequenas e médias empresas, além de ampliar a capacidade de atrair grandes investimentos para a Capital. Para o vereador Victor Rocha, o ‘super Prodes’, vem para dar oportunidade ao micro e pequeno alavancar seus negócios e gerar emprego e renda para Campo Grande.

Balanço positivo – Em um ano, o vereador propôs sete projetos de autoria própria e oito em conjunto com colegas, que foram aprovados pela Câmara. Além de outros projetos (próprios e em conjunto) que seguem em tramitação. No total são 45 projetos apresentados, 6 deles emendas.

Em benefício da população, principalmente dos bairros, estreitou o contato por meio das redes sociais, resultando em cerca de 400 indicações realizadas. Precisou de melhoria em seu bairro? Pode mandar a sua solicitação para o WhatsApp do gabinete do parlamentar pelo telefone: (67) 9.9197-9989.

Plano Plurianual (PPA) – o parlamentar apresentou 25 emendas ao PPA 2022/25. Entre as emendas propostas pelo vereador Dr. Victor Rocha, ao Plano Plurianual incluem a reforma dos Centro de Saúde dos bairros Nova Bahia, Coophavila II e Aero Rancho e reforma da unidade de saúde da família do bairro São Conrado.

Ainda na saúde, o vereador pede o amplo acesso à população assistida pela rede municipal de saúde a serviço fisioterápico e de terapia ocupacional de baixa, média e alta complexidade, bem como ampliar, fortalecer e qualificar a assistência fisioterapêutica e terapêutica ocupacional.

E, na saúde da mulher, o acesso a sistemas de mutirões da saúde, que façam o diagnóstico precoce das doenças, disponibilizando consultas, exames e cirurgias em todas as unidades de saúde de forma planejada e rotativa.

Além disso, há pedido para obras de drenagem de águas pluviais, implantação de asfalto, e intervenções de reordenamento viário com implantação de sinalização em diversos bairros da Capital.

“Todas as nossas emendas apresentadas são fruto das solicitações que nos chegam através da população, que depende do poder público para ter acesso a melhoria na sua qualidade de vida, seja por meio de acesso à atendimento médico, ou ter o asfalto na rua de sua casa, que também é uma forma de preservar a saúde de sua família. Esse é o meu compromisso, trabalhar pela melhoria da qualidade de vida da nossa gente!”, pontuou.

Conheça os projetos propostos pelo vereador Dr. Victor Rocha e aprovados na Câmara Municipal:

PL 10.054/21 – Dispõe sobre a isonomia das premiações para atletas homens e mulheres nas competições esportivas financiadas por recursos públicos do município de Campo Grande.

PL 479/21 – Institui a Medalha do Legislativo “Anjos da Guarda” que homenageia os profissionais de saúde da linha de frente da Covid-19.

PL 10.160/21 – Institui a Semana de Conscientização e Prevenção da Doença de Alzheimer, dos dias 16 a 22 de setembro, no Município de Campo Grande e dá outras providências.

PL 10.249/21 – Institui o programa “Saúde para todos” no âmbito de Campo Grande e dá outras providências.

PL Complementar n° 743/21 – que estabelece multa a quem infringir ou afrontar a ordem prioritária estabelecida pelo Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 de Campo Grande.

PL Complementar nº 749/21 – que proíbe o uso de chicote ou qualquer outro instrumento para açoitar os animais, usados em veículos de tração animal no município de Campo Grande.

PL n. 10.248/21- cria o Pipódromo no âmbito municipal e o Programa Educativo “Pipa Legal” nas Escolas Públicas e Privadas de Campo Grande/MS.

Saiba mais sobre o trabalho do vereador Dr. Victor Rocha, acesse: (https://camara.ms.gov.br/vereadores/dr-victor-rocha/223)

Assessoria de Imprensa do Vereador