ícone whatsapp

Vereador Veterinário Francisco salienta que não podemos esquecer o combate à dengue

06.04.2020 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

Em tempos de COVID-19, muitos tem se esquecido de outras doenças que também estão afetando nossa cidade.

No último Boletim Epidemiológico divulgado no dia 01 de abril pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), Mato Grosso do Sul já conta com 21 mortes e 40.215 casos notificados de dengue. O Estado já havia decretado no dia 12 de fevereiro, estado de alerta, em virtude de possuir já 11 mortes e mais de 12.000 casos notificados de dengue. Em pouco menos de dois meses tivemos um aumento no número de mortes de quase 100%. A média é de 441 casos por dia.

Campo Grande lidera o ranking de municípios com mais casos notificados, com 6.995 mil, contabilizando 4 mortes, um homem de 30 anos, uma idosa de 74, uma criança de 9 e, o último caso, um homem de 54 anos. Tiveram óbitos em mais 14 cidades.

“A população precisa estar consciente da sua responsabilidade, a limpeza das casas e terrenos deve ser uma rotina. O mosquito não pode encontrar a possibilidade de se procriar. Juntos, Poder Público e população devem enfrentar a dengue”, salientou o Vereador Veterinário Francisco. 

AÇÕES DE COMBATE

Em nossa Capital, no dia 2 de fevereiro foi decretado estado de emergência, em virtude do grande número de notificações de casos de dengue, esse procedimento visa facilitar a aquisição de bens necessários às atividades de resposta à epidemia e prestação de serviços, sem burocracia, dispensando licitações ou prejuízos a Lei de Responsabilidade Fiscal.

A Prefeitura também iniciou a “Operação Mosquito Zero – É Matar ou Morrer”, onde durante dez dias, equipes capacitadas fazem inspeções em residência e vistoria em pontos estratégicos, em cada um dos sete distritos urbanos da cidade. E também determina um local na região para que os moradores descartem todo tipo de material que possa se transformar em um local de procriação do mosquito. Mas em virtude da pandemia do COVID-19, a operação teve que ser suspensa.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador