ícone whatsapp

Vereador Veterinário Francisco salienta as ações e importância das castrações de cães e gatos

17.09.2020 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

Depois de solicitar informações sobre a retomada das castrações de felinos, a Coordenadoria de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal informou que os procedimentos cirúrgicos, visando o Controle Populacional de forma ética retornaram do mês de agosto.

Em consequência dos meses em que a pandemia do COVID-19 se fez mais presente em nosso Município, com maior número de óbitos e também respeitando os decretos municipais com medidas de prevenção e enfrentamento à pandemia, houve uma  alteração das rotinas diárias do Centro de Controle de Zoonoses -CCZ, assim como o atendimento aos usuários de uma infinidade de Órgãos e Instituições. Desta forma, os procedimentos cirúrgicos foram realizados de forma parcial sendo que nos meses mais críticos da pandemia (junho e julho) houve a total paralisação dos procedimentos de castrações objetivando a manutenção da saúde dos servidores e dos usuários que utilizam tais serviços.

Com a estabilização da pandemia, foi definida a retomada parcial das atividades de castração nos meses de agosto e setembro. A partir do mês de outubro a população já pode contar com a normalização das atividades do CCZ com o retorno das 600 castrações de felinos mensais disponibilizadas à população Campo-grandense por meio do agendamento online

“Essas castrações são de suma importância para o controle populacional de felinos em nossa cidade, evitando assim a transmissão de doenças, o abandono de animais que acabam sendo vítimas de maus-tratos e levando os animais ao sofrimento, sem falar dos riscos de acidentes de trânsito envolvendo animais soltos em vias públicas.  Precisamos aumentar o conhecimento e o acesso da população em relação à necessidade e aos benefícios da castração em nossos pets, atividade que influencia na saúde humana e ambiental (Saúde Única)”, ressaltou o Vereador Veterinário Francisco.

Para os usuários interessados na realização de procedimentos de castração de felinos no CCZ os mesmos devem acessar o site da Prefeitura Municipal de Campo Grande, no canal CCZ Online e deverão fazer seu cadastro e o agendamento da castração, sendo possível acompanhar os dados da Campanha de Castração de Felinos na aba da transparência.

Paralelo a retomada das castrações online, foi programado um Mutirão de Castrações entre os dias 14/09 a 16/10. Os procedimentos do Mutirão acontecerão nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses beneficiando 1.000 animais (600 felinos e 400 caninos) de ONGs e protetores independentes devidamente cadastradas no COMBEA. 

CCZ

A Coordenadoria de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal, está localizada na Avenida Filinto Muller, nº. 1.601, Vila Ipiranga. Telefone para contato (67) 3313-5000/2020-1811.

Nany Sene
Assessoria de Imprensa do Vereador