ícone whatsapp

Vereador Veterinário Francisco homenageia médicos com a medalha Dr. Willian Maksoud

22.10.2019 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

Na noite da última segunda-feira (21), aconteceu na Câmara Municipal de Campo Grande, a Sessão Solene em homenagem ao Dia do Médico, onde foi outorgada a Medalha Legislativa “Doutor William Maksoud”. O vereador Veterinário Francisco (PSB) homenageou dois grandes amigos, os doutores Eduardo Conceição Reigota e José Aparecido da Silva, que se dedicam com muito amor e competência a essa nobre profissão.

Em nome dos homenageados falou o médico Álvaro Haverroth Hilgert, refletindo sobre o papel do médico na sociedade, questionando se a medicina de hoje é melhor para o paciente: “Enfrentamos o desafio de absorver novas tecnologias, como a robótica, sempre sem abandonar o humanismo na relação médico- paciente. Ser médico é não aceitar que a vida tenha um limite”

Falaram também o presidente da Academia de Medicina de Mato Grosso do Sul, Juberty Antonio de Souza ressaltando que “ser médico não é fácil, ser médico significa não acreditar na finitude, é ir em busca de esperança mesmo quando não se tem esperança”, e também Maria José Martins Maldonado, presidente da Associação Médica de Mato Grosso do Sul, que destacou as dificuldades enfrentadas pelos médicos como a má remuneração, jornadas excessivas, equipamentos insuficientes e uma política em que quantidade importa mais que qualidade. “Os colegas não suportam mais trabalhar nestas condições. Os gestores preferem soluções imediatistas, que até agravam o problema. Abrem-se escolas médicas sem preocupação com formação. Sonhamos com dias melhores. Que nosso Governo tenha consciência que não é abrindo novas escolas que teremos interiorização dos médicos. A luta é de todos, pois a população é a maior interessada”, afirmou a presidente.

Tivemos ainda a participação do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que trouxe seu recado aos homenageados: “É uma honra como médico ter essa data lembrada, para que todos trabalhem juntos por um sistema de saúde mais eficaz, equânime e unificado”

Sobre o homenageado: William Maksoud nasceu aos 28 de agosto do ano de 1922 na cidade de Aquidauana. Foi eleito vereador em Campo Grande por duas vezes, sendo em uma delas Presidente da Câmara. Teve seus direitos políticos cassados durante o período da Revolução de 1964. Neste período voltou a ser médico particular e beneficente da Santa Casa onde continuou atendendo os mais necessitados, visando o bem-estar e a saúde da população. Retornou à política no ano de 1982. Faleceu no dia 22 de agosto de 1986. Em sua homenagem foi criado um centro de estudos com o nome Fundação Centro de Estudos Dr. William Maksoud

Assessoria do Vereador