ícone whatsapp

Vereador Silvio Pitu enaltece o 1º Fórum de Políticas Públicas para Pessoas Surdas

07.06.2021 · 12:00 · Vereador Silvio Pitu

A realização do Fórum foi uma solicitação do presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade da Câmara Municipal, Vereador Silvio Pitu. Na programação foram feitas palestras que abordaram políticas públicas para pessoas surdas e a integração de associações de surdos, docentes, intérpretes e estudantes, por meio de reflexões coletivas. A iniciativa buscou, ainda, incentivar a troca de experiências sobre profissional intérprete de língua de sinais.

As palestras foram ministradas pelo o presidente da AFAPS/MS,  Dr. Adriano de Oliveira Gianotto, a presidente da Associação dos Surdos de Mato Grosso do Sul (ASSUMS) Professora Helen Trefzger Ballock, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/MS,  Drª Rita de Cássia Fuentes Luz Suenaga, a Chefe da Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Lizabete Coutinho de Lucca e o presidente da Associação Pantanal dos Surdos de Campo Grande (APCG), Professor Renato Borges Daniel.

Visando o compromisso com a acessibilidade o Vereador Silvio Pitu informou no evento que protocolou na casa 3 (três) projetos de lei de sua autoria que são:

Projeto Lei Legislativo n. 10.073/21, de 31/05/2021 – INSTITUI NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE O “DIA MUNICIPAL DO TRADUTOR/INTÉRPRETE DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS.

Projeto Lei Legislativo n. 10.074/21, de 31/05/2021 – DISPÕE SOBRE A INCLUSÃO DO PROGRAMA “LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS – NOS COMPONENTES CURRICULARES DAS ESCOLAS” DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO – REME.

Projeto Lei Legislativo n. 10.075/21, de 31/05/2021 – DISPÕE SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE CENTROS DE APOIO EDUCACIONAL PARA A PESSOA COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE.

O Vereador Silvio Pitu destacou que após esse Fórum os trabalhos efetivamente vão ser feitos, que realmente buscará soluções para atender as necessidades, pois foi possível ouvir a classe, devido o debate que o fórum proporcionou.

Assessoria de Imprensa do Vereador