ícone whatsapp

Vereador, PMA e Semadur verificam denúncia de moradores sobre ‘novo’ lixão perto da UTR

23.11.2015 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero

Não é recente a atividade de descarte irregular de lixo em vários pontos de Campo Grande. Mas um local tem gerado muitas reclamações de moradores da região do Residencial José Teruel Filho e Dom Antônio Barbosa. Ao lado da Unidade de Triagem de Resíduos (UTR) é constante o descarte irregular de lixo, inclusive de empresas de aluguel de caçamba, o que motivou a ida do presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, Eduardo Romero (Rede Sustentabilidade), Polícia Militar Ambiental e uma técnica da Semadur.
 
Numa área pública ao lado da UTR, a denúncia é que há descarte irregular de lixo diariamente. Inclusive nesta segunda-feira, 23, ocorreu flagrante de uma caçamba carregada de entulho se preparando para fazer o descarte. A PMA e a Semadur fizeram a lavratura do crime ambiental.
 
O vereador Eduardo Romero explica que moradores da região procuram o seu gabinete e fizeram a denúncia do lixão, bem como da retirada, possivelmente irregular, de areia do leito do Córrego Formiga, também no Dom Antônio Barbosa.
 
Depois da denúncia foi articulada a visita de técnica da Semadur, PMA e o próprio parlamentar que recebeu a denúncia. A área do lixão fica entre a UTR e o Residencial Teruel Filho. Flagrante de podas de árvore, frutas e verduras, animais mortos, entulho de construção, lixo eletrônico tomam conta da área, que foi medida pela PMA para identificação via GPS. No local a presença de coletores de recicláveis também é constante, inclusive de crianças acompanhando os pais.
 
Retirada de areia
 
Após verificar a denúncia de um novo lixão ao lado da UTR, a visita técnica seguiu para as margens do Córrego Formiga, onde há denúncia de retirada de areia de forma irregular. Não houve flagrante da retirada, mas a técnica da Semadur apontou a ausência de mata ciliar por ação de humanos.  Próximo passo é identificar quem é o proprietário e lavrar um termo para que o mesmo faça replantio de árvore e recupere o local, bem como relatório técnico que será encaminhado para outros órgãos como o Ministério Público.
 
Embora o leito assoreado, desbarrancados e ausência de mata ciliar, há muita abundância de fauna no local como araras que constroem ninhos em troco secos de buritizal.
 
Assessoria de Imprensa do Vereador