ícone whatsapp

Vereador Papy participa de Semana de Conscientização do Autismo

09.04.2019 · 12:00 · Vereador Papy

Com destaque para a frase “Autismo não se cura, se compreende”, a Associação Nacional Pais e Responsáveis Organizados pelos direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, mais conhecida como PRODTEA, realizou na última semana a Semana de Conscientização do Autismo. 

À convite das idealizadoras, Carolina Spinola Alves Corrêa e Naina Dibo, Papy prestigiou o evento e parabenizou a iniciativa, que aconteceu entre os dias 4 e 7 de abril. “Nos enche de orgulho e admiração iniciativas como essa, principalmente quando parte de uma instituição séria e comprometida como a Prodtea. Precisamos de mais eventos deste porte, que conscientizem e levem informação. Acredito que este é o primeiro passo para a conquista de mais respeito e um basta para o preconceito”.  

Como defensor da causa, o vereador destacou ainda que, como parlamentar, seu principal objetivo é garantir que novas leis sejam aprovadas e executadas, de modo que assegurem cada vez mais os direitos dos autistas.

“Além da Lei 5.917/17, de minha propositura, juntamente com o vereador Prof. João Rocha, que torna obrigatório o atendimento preferencial às pessoas com Transtorno Espectro Autista nos estabelecimentos públicos e privados de Campo Grande, está em tramitação nosso Projeto de Lei 9259/19, que dispõe sobre a obrigatoriedade, na rede pública de Saúde e de Educação do Município, da realização de exames, avaliação, identificação e rastreamento para diagnóstico precoce do Autismo. Projetos que, depois de muitas conversas e estudos, vimos como grandes ferramentas de transformação na vida dessas pessoas”, apontou Papy.

O autismo é uma síndrome neuropsiquiátrica que atinge aproximadamente dois milhões de pessoas no Brasil, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas por ela é um dos objetivos principais do movimento, que tem como data mundial o dia 2 de abril. 

Pessoas com Transtorno Espectro Autista (TEA) podem ter dificuldades de aprendizado em diversos estágios da vida. Algumas podem levar uma vida relativamente independente, enquanto outras poderão precisar de apoio especializado ao longo dos anos. Stepanhie Seneff, Dra. em pesquisa pelo Massachussets Institute os Technology, afirma que até 2025 1 em cada 2 crianças irá desenvolver o autismo. Ou seja 50% da população estará no espectro.

 

Caroline Merlo

Assessora de Imprensa do Vereador