ícone whatsapp

Vereador Otávio Trad entrega Títulos de Cidadão Campo-Grandense e Cidadão Benemérito

21.12.2020 · 12:00 · Vereador Otávio Trad

Sleiman Khalil Salame, Dedê Cesco e Yama Higa foram os homenageados do vereador Otávio Trad

O vereador Otávio Trad (PSD) entregou, durante solenidade em comemoração ao Aniversário de 121 anos de Campo Grande, na manhã desta segunda-feira (21), os títulos de Cidadão Campo-Grandense e Cidadão Benemérito, respectivamente, para o comerciante Sleiman Khalil Salame, a chef Dedê Cesco e o enfermeiro e coordenador da urgência e emergência do município de Campo Grande, Yama Higa.

“Este ano homenageio um libanês, uma gaúcha e um campo-grandense. E quero agradecer a cada um. Sleiman, em seu nome, agradeço a contribuição dos libaneses no desenvolvimento de Campo Grande; Dedê agradeço por ser uma referência gastronômica e levar o nome da nossa Capital para todo o país e Yama agradeço pela sua batalha perante a saúde pública”, disse o vereador.

Em razão da pandemia do novo coronavírus (COVD-19), a cerimônia foi realizada individualmente no Plenarinho “Edroim Reverdito”, seguindo as medidas de biossegurança, como distanciamento de 1,5 metro, uso de máscara e álcool gel.

“Todos os anos, no mês de agosto comemoramos o aniversário de Campo Grande com a entrega das homenagens mais importantes da Câmara Municipal. Este ano, devido à pandemia tudo foi diferente, mas essa sessão solene não poderia deixar de acontecer”, completou Otávio.

Conheça mais sobre os homenageados:

Título de Cidadão Campo-Grandense – Sleiman Khalil Salame

Filho de Khalil Salame e Isabelle Sadi Salame, Sleiman é libanês nascido em Baalbeck, cidade antiga romana chamada Templo de Júpiter. Chegou ao Brasil em 1976 e se mudou para Campo Grande, onde o tio Emille Sadi morava e tinha um comércio na Rua 14 de Julho com a Rua Barão do Rio Branco e a uma tradicional padaria chamada Pão Gostoso. Na Capital sul-mato-grossense, Sleiman iniciou sua trajetória trabalhando na padaria do tio. Mais tarde abriu a própria padaria, na Rua 26 de Agosto, chamada Padaria Salomão. Em 1989, com a aposentadoria do tio, Sleiman decide voltar para o local onde tudo começou e muda a localização da Padaria Salomão para o ponto onde ficava, no bairro Amambaí. Sleiman Khalin Salame possui três filhos: Cristiano Adri Salame, Fabrício Adri Salame e Iasmin Salame.

Título de Cidadão Campo-Grandense – Dedê Cesco

Filha de Glycerio Themistocles Müller e Maria Joaquina Cardoso Müller, a Chef Marinez Müller, conhecida como Dedê Cesco, nasceu no dia 25 de junho de 1958 e é natural de Cidade Gaúcha, no Estado do Rio Grande do Sul. Se mudou para Campo Grande com a família em 1973. Reconhecida na culinária em Mato Grosso do Sul, Dedê Cesco é autodidata. Cursou gastronomia na École Ritz Escoffier-Paris depois de ter a carreira consolidada. Ela também é mestre em Estudos Fronteiriços voltados para a Gastronomia Regional. Dedê Cesco é Chef consultora em restaurantes no Mato Grosso do Sul e em São Paulo. Foi Chef convidada em importantes eventos gastronômicos no Brasil, inclusive representando Mato Grosso do Sul, como jurada, na terceira temporada do programa Master Chef Brasil. É presidente da Associação dos Profissionais de Gastronomia de Mato Grosso do Sul (APGMS) e uma das idealizadoras do Festival Gastronômico Comitiva dos Chefs. Dedê Cesco também é influenciadora digital na área de gastronomia e proprietária, em parceria com o filho Endrigo Cesco, do Espaço Cultura Gastronômica e do Restaurante Sabores do Parque no TCE.

Título de Cidadão Benemérito – Yama Higa

Yama Higa nasceu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. É enfermeiro formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e pós-graduado em Trauma e Reabilitação pela Rede Sarah, e em Urgência e Emergência pela UFMS. Yama Higa é diretor do núcleo do ATCN (Advanced Trauma Care for Nurses), enfermeiro assistencialista na sala vermelha do Pronto-socorro da Santa Casa de Campo Grande e coordenador geral de urgência do município de Campo Grande.

Assessoria de Imprensa do Vereador