ícone whatsapp

Vereador Odilon se reúne com titular da Sejusp para discutir situação de agentes penitenciários concursados no estado

04.02.2020 · 12:00 · Vereador Odilon de Oliveira

O vereador Odilon de Oliveira visitou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Vidiera para tratar sobre a situação dos agentes penitenciários que passaram nos últimos concursos, porém ainda não foram convocados. O secretário afirmou que, ainda neste ano, serão convocados 130 concursados para aumentar o efetivo da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

Ainda conforme Videira, esses profissionais serão alocados na recém-inaugurada Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira. “Estamos no processo de transferências de detentos e, por esse motivo, precisaremos aumentar o efetivo para suprir essa demanda. Portanto, tão logo convocaremos esses 130 novos agentes para ter início imediato em nessa nova unidade prisional”, explicou.

Para o vereador Odilon, a notícia passada pelo secretário ameniza a tensão desses concursados que aguardam por pelo menos três anos a efetivação no quadro da Agepen. “Esse é um primeiro passo, porém, iremos acompanhar para que os outros profissionais, não atendidos nesse primeiro momento, também sejam contemplados nos próximos meses”, afirmou.

Acompanhando o caso

Em julho do ano passado o vereador Odilon usou a tribuna da Câmara Municipal e expôs a situação de 450 alunos agentes que aguardam a efetivação.

Na época, o parlamentar explicou que a situação é grave, pois para fazer o curso de profissionalização, o edital exigia que todos que estivessem trabalhando abandonassem o emprego.

Devido a essa exigência, os profissionais e suas famílias tem tido dificuldades até para necessidades básicas de alimentação, dependendo da ajuda de amigos para sobreviverem.

 

Flávio Veras 

Assessoria de Imprensa do Vereador