ícone whatsapp

Vereador Júnior Coringa defende prioridade para vacinação de pessoas com deficiência contra Covid-19

19.01.2021 · 12:00 · Vereador Júnior Coringa

Com a chegada da Vacina em Campo Grande, uma chama de esperança se acendeu nesta semana em toda nossa cidade, Mato Grosso do Sul recebeu 158 mil doses do Ministério da Saúde, que anunciou ontem o início da distribuição do antígeno, horas após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovar o produto.

Diante da relevância da imunização, o vereador Junior Coringa (PSD) defende que as Pessoas com Deficiência tenham prioridade logo no início da aplicação seguindo inclusive as recomendações do Estatuto da Pessoa com Deficiência.

O Vereador destaca que: “o Estatuto da Pessoa com Deficiência determina prioridade no acesso da pessoa com deficiência, ao serviço de saúde, se para o atendimento esta regra é válida, é notório que essas pessoas necessitam de atenção primeiro, por isso defendemos a imunização deste grupo” finalizou.

A questão fica mais complexa quando pensamos na diversidade e nas especificidades dos tipos de deficiência: físicas (mobilidade reduzida), sensoriais (deficiência visual e auditiva), intelectuais (acessibilidade na compreensão) e mentais (transtornos psíquicos e de comportamento). Cada uma delas demanda acessibilidade da informação e da comunicação, por exemplo. Tais estratégias, portanto, devem considerar, a partir do princípio da equidade, as necessidades específicas de cada pessoa com deficiência, já previstas nas legislações e políticas públicas vigentes, defende o Vereador.

 

 

Alisson Araujo
Assessoria de Imprensa do Vereador