ícone whatsapp

Vereador Junior Coringa celebra “Dia Municipal da Capoeira” em Campo Grande

03.08.2021 · 12:00 · Vereador Júnior Coringa

Hoje, os capoeiristas da Capital celebram o Dia Municipal da Capoeira, 3 de agosto. A determinação por meio da Lei nº 5.638 é de autoria do Vereador Junior Coringa.

O autor, Vereador Junior Coringa, recebeu em seu gabinete nesta terça-feira o Profº pooldle Camará Capoeira Mário Márcio, na ocasião discutiram novos projetos para a valorização desta arte na Capital.

Em 2014, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) reconheceu a capoeira como Patrimônio Imaterial da Humanidade. A técnica, considerada símbolo de resistência, foi utilizada como defesa, tanto por escravos, quanto por libertos, após fim da escravidão.

Por longos anos foi considerada subversiva e até a década de 1930 foi marginalizada, no país. Em 2008, a capoeira foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Agenda

Alusivo a data, em parceria com a SECTUR, Prefeitura Municipal de Campo Grande e Grupo Camará Capoeira no dia 08 de agosto, às 17h, será realizado no canal do youtube da SECTUR uma live comemorativa, que apresentará a história da capoeira em Campo Grande, grandes mestres, grupos tradicionais além de muita música e arte, acompanhe.

 

Alisson Araújo

Assessoria de Imprensa do Vereador