ícone whatsapp

Vereador João César Mattogrosso participou da inauguração da Avenida Dr. Fadel Tajher Iunes

16.08.2018 · 12:00 · Vereador João César Mattogrosso

Inaugurada na última quarta-feira (15), a Av. Dr. Fadel Tajher Iunes contou com a presença do vereador João César Mattogrosso (PSDB). O parlamentar é coautor, junto com o vereador Prof. João Rocha (PSDB), do projeto de lei que homenageia o local com o nome do ex-Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul.

Além da inauguração da Avenida, foram entregues obras de drenagem, controle de enchentes, pavimentação e recapeamento na região do Parque dos Poderes, que somam um total de R$ 35,3 milhões em investimentos. Estas intervenções beneficiam os bairros Bosque da Esperança, Danúbio Azul, Eco Parque, Jardim Veraneio e Vila Nascente.

Representando a Câmara Municipal de Campo Grande, o vereador João César Mattogrosso enfatizou a importância do local. “É uma grande satisfação representar a Casa de Leis neste ato que compõe os eventos alusivos aos 119 anos de Campo Grande e por concretizar o legado do Dr. Fadel Tajher Iunes com o nome desta Avenida, que trará um novo fluxo para o Parque dos Poderes”, enfatizou o parlamentar.

O vereador também destacou que a homenagem é fruto da indicação da loja maçônica Athamaril Saldanha. “Eles nos procuraram na Câmara Municipal para apresentar a ideia e prontamente aceitei, porque o Dr. Fadel tem uma história de grande representatividade”, ressaltou o parlamentar.

A família do homenageado também prestigiou a inauguração. Ao lado da mãe, Kaly Terezinha Iunes, o filho, Fadel Junior, agradeceu emocionado a homenagem. “É uma alegria ver o nome do meu pai estampando nessa placa”, declarou.

Com 550 metros, ciclovia e ligação entre as Avenidas Mato Grosso e Desembargador Leão Neto do Carmo, a Av. Dr. Fadel Tajher Iunes recebeu 18,51 km de drenagem. Além da solenidade, também foi realizada uma competição de ciclismo na ocasião.

HISTÓRIA – Dr. Fadel Tajher Iunes, Procurador de Justiça aposentado do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, natural de Corumbá – MS, faleceu em 2017. Foi Bancário no Banco Nacional do Comércio e Produção S/A, nas cidades de Corumbá, Cuiabá e Rio de Janeiro e Professor na Escola Normal Estadual Maria Leite, na cidade de Corumbá, de 1966 a 1976.

Iniciou sua carreira na vida pública em 12 de outubro de 1963, de acordo com Ato do Governo do Estado, de 30 de setembro de 1963, quando assumiu o exercício do cargo de Defensor Público da Comarca de Corumbá.

Em 1980 tornou-se Procurador de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul. Foi nomeado para o cargo de Procurador-Geral de Justiça em abril de 1994, em substituição ao Procurador-Geral de Justiça Ovídio Pereira, e foi reeleito em 1996 como Procurador-Geral de Justiça.

Fadel Tajher Iunes foi também Procurador-Geral Adjunto e Corregedor-Geral do MPMS. Marcou época na Instituição, pois ajudou a modernizar o Ministério Público de Mato Grosso do Sul.

Assessoria de Imprensa do Vereador