ícone whatsapp

Vereador Francisco realça a importância das medidas de prevenção a dengue

02.12.2019 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

A dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, de acordo com o Vereador Veterinário Francisco Gonçalves de Carvalho (PSB), se houvesse a efetiva participação, o engajamento de todos os segmentos da população, muito dificilmente seria um problema de saúde.

Além da união de força das prefeituras, governos estaduais e federal, o parlamentar reputa ser de extrema valia para conter a proliferação do transmissor da dengue a adoção de medidas domésticas simples conforme descrição abaixo.

Evitar acúmulo de água

O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d’água e cisternas.

Colocação de tela nas janelas

Colocar telas em portas e janelas ajuda a proteger sua família contra o mosquito da dengue. O problema é quando o criadouro está localizado dentro da residência. Nesse caso, a estratégia não será bem sucedida. Por isso, não se esqueça de que a eliminação dos focos da doença é a maneira mais eficaz de proteção.

Areia nos vasos de plantas

O uso de pratos nos vasos de plantas pode gerar acúmulo de água. Há três alternativas: eliminar esse prato, lavá-lo regularmente ou colocar areia. A areia conserva a umidade e ao mesmo tempo evita que e o prato se torne um criadouro de mosquitos.

Consciente com seu lixo

Não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos. Assim você garante que eles ficarão desobstruídos, evitando acúmulo e até mesmo enchentes. Em casa, deixe as latas de lixo sempre bem tampadas.

Assessoria de Imprensa do Vereador