ícone whatsapp

Vereador Francisco destaca a importância de lavar as mãos

31.03.2020 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

O Vereador Veterinário Francisco Gonçalves, do Partido Socialista Brasileiro, enfatiza que é preciso seguir as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde para se proteger do novo coronavírus, ou seja, ficar em casa!

Vereador Francisco destaca ainda que, além do isolamento social, medida colocado em prática pela maioria dos países atingidos pela Covid-19 ,  uma das melhores formas de se prevenir contra o vírus é lavar as mãos. 

De acordo c parlamentar pessebista, ter as mãos limpas é tão importante para a saúde que tem até uma data dedicada a isso: o Dia Mundial de Lavar as Mãos, lembrado sempre no dia 15 de outubro. 

Vereador Francisco explicou que a data é usada por governos e organizações sanitárias para incentivar a lavagem das mãos e fazer com que isso faça parte do cotidiano de todos.

Lavar as mãos é ato reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um dos principais instrumentos contra epidemias. Dados mostram que o hábito pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias que causam doenças como gripes, resfriados, conjuntivites e viroses. 

Estudo do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) mostrou que 41% das mortes de recém-nascidos podem ser evitadas pelo simples ato de higienizar as mãos, jogando literalmente água abaixo a infecção trazida por vírus e bactérias. 

No Brasil, de acordo com dados da ANVISA (Agência de Vigilância Sanitária), cerca de 25% das infecções registradas são causadas por microrganismos multirresistentes – aqueles que se tornam imunes à ação dos antibióticos.

“Conclamo os campo-grandenses a fazerem da lavagem rotineira das mãos um hábito”, apelou o Vereador Francisco, acrescentando que através da higienização das mãos dentro de pouco tempo o padrão de saúde será outro.

Assessoria de Imprensa do vereador com UOL