ícone whatsapp

Vereador Enfermeiro Fritz ressalta que prevenção sobre sexo é o conhecimento

19.02.2020 · 12:00 · Vereador Fritz

Na manhã da última terça-feira (18), durante a sessão ordinária realizada na Câmara de Vereadores de Campo Grande, o parlamentar campo-grandense Enfermeiro Fritz (PSD) ressaltou que é preciso que entidades públicas, religiosas e responsáveis possam ampliar os debates sobre os temas relacionados a sexualidade para promover melhor prevenção e cuidados. O comentário foi feito durante a palavra livre onde a vereador Dr. Cury (sem partido) estava debatendo o tema sobre gravidez na adolescência. 

“Vale ressaltar aqui, neste momento, a questão da informação. A informação pela família, pelos religiosos, pelo poder público para que nossos jovens tenham essa construção da vida sexual mais orientada”, destacou Fritz.

Além da conscientização sobre a questão da gravidez precoce e da sexualização das crianças, o vereador destaca também que é fundamental estar atento aos cuidados para evitar a proliferação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Segundo informações do Projeto “Sífilis Não”, do Ministério da Saúde, houve uma ampliação de mais de 100 casos novos notificados entre os anos de 2017 e 2018 e de mais de 700 ocorrências no comparativo com o mesmo período, de Sífilis adquirida, passando de 1.563 para 2.262. 

Há também um aumento no número de casos de HIV também em Campo Grande. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau), nos últimos 10 anos foram registrados 1.718 novos casos de Aids em Campo Grande. No total, são mais de 2.200 pessoas diagnosticadas na capital.

O parlamentar ressaltou ainda que o poder público tem atuado de maneira efetiva para levar condições necessárias para conscientização das pessoas. Entre os principais meios de prevenção está a utilização de preservativos – tanto masculino quanto feminino, que são distribuídos gratuitamente na rede pública de saúde. 

“Temos a questão do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que está disponibilizando a medicação da Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que resulta no tratamento para evitar o contágio”, disse Fritz.

Em uma iniciativa inédita, o CTA está realizando plantões no período noturno nos dias de carnaval para proporcionar que as pessoas possam realizar os testes, busquem orientações e adquiram os medicamentos.

 

Hugo Norberto

Assessoria de Imprensa do Vereador