ícone whatsapp

Vereador Enfermeiro Fritz participa de entrega de armas para GCMCG

31.07.2019 · 12:00 · Vereador Fritz

Na manhã desta quarta-feira (31), no Centro Municipal de Treinamento (CEMTE), o vereador Enfermeiro Fritz (PSD), acompanhado do prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD) e do secretário Municipal de Segurança e Defesa Social (Sedes), Valério Azambuja, participou da solenidade de entrega dos certificados de identidade funcional e armamento para o porte de arma de fogo quando estiver exercendo a atividade para 97 guardas civis metropolitanos da capital (GCMCG). Com isso, mais de 400, de um efetivo de mais de 600 agentes, estão aptos a utilizarem armamento. 

A capacitação promove o aprimoramento do servidor e garante a prestação de um serviço mais qualificado ao cidadão. O vereador Enfermeiro Fritz destacou que é uma honra presenciar um investimento pessoal dessa magnitude em Campo Grande. O parlamentar agradeceu também ao secretário e ao prefeito por promover essa atividade junto da categoria. “Utilizem isso em prol da nossa sociedade”, disse Fritz. 

Um dos pontos abordados pelo prefeito durante o evento foi a implantação do Plano de Cargos e Carreiras, que está sendo finalizado e será encaminhado para aprovação. Essa é uma luta da categoria que está há anos sendo debatida nas esferas legislativas e executivas. “Não é possível que alguém que zela, protege, cuida e recebe a chancela de que não pode errar, receber do suor do seu trabalho o valor que estavam recebendo”, explicou Trad. 

Azambuja destacou que os agentes que participaram do treinamento receberam conhecimento sobre ética, direitos humanos, legislação e respeito às responsabilidades penais. Com isso, os profissionais que atuam na Guarda Civil Metropolitana passam a ter encargos a mais, atuando de maneira que possa contribuir com a segurança da população. “Estamos entregando para o município mais um grupamento para auxiliar na proteção dos moradores de Campo Grande. Esse é o compromisso que assumimos em 2016 e fico muito feliz porque estamos chegando a 85% de cumprimento da meta”, destacou. 

Em setembro, uma nova turma será capacitada com mais 150 agentes para obter a aptidão de exercer o papel da segurança pública. 

Plano de Cargos e Carreiras

Em 2018, o prefeito da capital assinou um decreto para a formação de uma comissão composta por membros da prefeitura e do sindicato para a elaboração dos termos exigidos pelos servidores. Durante o encontro realizado na segunda-feira (15), Trad destacou que o encaminhamento está pronto e que poderia enviar para a Câmara de Vereadores com todas as requisições formais dos guardas. 

Após o evento realizado na Câmara de Vereadores, a GCMCG solicitou uma nova assembleia para discutirem os pontos do Estatuto e encaminhar novamente para o Executivo Municipal. A previsão é de que ainda nesse semestre sejam definidos os termos e aprovado o projeto para a implantação do Plano para os guardas. “Estamos trabalhando com isso desde o início do nosso mandato e agora conseguimos avançar bem. Logo teremos bons frutos para toda a classe. Sabemos que fizemos o possível para essa conquista e continuaremos atuando para melhorar a infraestrutura dos servidores”, disse Fritz.

Além disso, o parlamentar encaminhou emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2020 com o objetivo de adquirir novas viaturas, adoção de videomonitoramento e a realização de um concurso. Durante o mandato, Fritz incentivou a criação de um fundo de assistência a instituição com o intuito de atenuar as condições de risco social, prevenir o abuso de álcool e drogas e promover a integração social das famílias dos agentes. 

Concurso

Em setembro, Azambuja destacou que um novo concurso será realizado para contratação de mais 350 servidores para atuar nas funções de proteção de bens, serviços e instalações públicas e atividades de segurança preventiva. A previsão é que as seis etapas previstas para a execução do processo de admissão seja concluídos até meados de 2020.

Assessoria de Imprensa do Vereador