ícone whatsapp

Vereador Edu Miranda reforça cuidados à saúde da mulher

07.10.2021 · 12:00 · Vereador Edu Miranda

Neste mês é realizada a Campanha Outubro Rosa com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O que debatemos aqui, na Câmara, serve para toda a sociedade: precisamos recuperar o que perdemos nesses meses de pandemia. O afastamento da população aos serviços de prevenção pode trazer consequências graves à saúde. Temos que incentivar as pessoas para que procurem fazer o mais precocemente possível os exames de prevenção do câncer de mama.

Segundo a SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia), houve queda de 70% na presença de mulheres nas unidades hospitalares desde março de 2020, quando teve início a pandemia de covid-19.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), em 2021, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença, o que equivale a uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres. A incidência do câncer de mama tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos, assim como a mortalidade por essa neoplasia. Segundo o Instituto, o câncer de mama é o tipo da doença que mais acomete mulheres no mundo.

Reconhecendo a relevância do assunto, o vereador Edu Miranda reforçou os cuidados e a atenção em relação à saúde da mulher.

“Nesses meses de pandemia a população se afastou dos serviços de saúde, perdendo a prática habitual de fazer exames regularmente. A campanha do Outubro Rosa torna-se de grande importância para conscientizar a população a entender os sintomas do câncer de mama e proporcionar um diagnóstico precoce e um tratamento adequado, reduzindo os riscos de mortalidade” diz o vereador Edu Miranda e completa “mantenham um hábito saudável e façam exames regularmente, cuidem-se”.

Assessoria de Imprensa do Vereador