ícone whatsapp

Vereador Dr. Loester solicita criação de delegacia de proteção ao idoso

02.08.2021 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

O vereador Dr. Loester, 1º vice-presidente da Casa de Leis, emitiu um ofício à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública sugerindo que seja realizado um estudo acerca da possibilidade de implantação de uma Delegacia Especializada na Proteção da Pessoa Idosa em Campo Grande.

De acordo com dados divulgados pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, durante o período de Pandemia, os casos de violência intrafamiliar aumentaram significativamente no Brasil. Só em 2021 já foram 37 mil notificações de violência contra os idosos, 29 mil delas sobre violência física, sendo que a  maior parte das vítimas tem entre 70 e 74 anos, 68% são do sexo feminino e 47% dos agressores são os filhos.

Já em Mato Grosso do Sul, segundo matéria veiculada no jornal eletrônico Campo Grande News em julho de 2020 contendo informações de denúncias da Defensoria Pública do Estado, em comparação com o ano de 2019 as ocorrências de violência de diversos tipos aos idosos praticamente dobraram. Conforme o órgão, a terceira idade está usando a internet para denunciar.

Isso porque do início de janeiro até o dia 17 de julho do ano passado, a Defensoria registrou aumento nas denúncias realizadas de forma remota. Ou seja, os idosos acessaram a internet e utilizaram o canal disponibilizado pela instituição durante a pandemia. 

AUMENTO NA CAPITAL

Segundo um levantamento da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), o município de Campo Grande tem quase metade das ocorrências de maus tratos registradas em todo o Estado. Só na Capital foram 10 ocorrências denunciadas à polícia, de janeiro a julho de 2020, de um total de 22 em todo o Estado. Além disso, o abuso psicológico também é comum, tendo em vista a vulnerabilidade em que muitas vezes se encontram as pessoas com mais de 60 anos.

Diante do exposto,  é possível afirmar que com a criação de uma delegacia especializada, os idosos que residem em Mato Grosso do Sul estarão mais amparados, tendo em vista que poderão contar com a estrutura necessária quando forem vítimas de maus tratos e precisarem de atendimento adequado.

Tamires  Santana 
Assessoria de Imprensa do Vereador