ícone whatsapp

Vereador Dr. Loester reforça a importância da doação de órgãos

16.09.2021 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

Durante live realizada na última quarta-feira (15), pela Câmara Municipal de Campo Grande, foi realizado um debate acerca dos reflexos da pandemia de COVID-19 na fila de espera de doação de córneas em Mato Grosso do Sul. A discussão foi convocada pela Mesa Diretora e acontece no contexto da campanha Setembro Verde, que busca divulgar e conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos.

Na ocasião, o vereador e 1º vice-presidente da Casa de Leis, Dr. Loester reforçou a importância do envolvimento do Poder Legislativo na conscientização da população em ser um doador. “A Câmara não poderia deixar passar em branco, pois são milhares de pessoas aguardando um transplante de órgãos para poderem sobreviver”, afirmou.

Além disso, o parlamentar ressaltou que quando é feita a escolha da doação de órgãos, independente dos sentimentos do momento, é indispensável que a família respeite a decisão, tendo em vista que só dessa maneira podemos contribuir para salvar vidas de quem segue na fila de espera.

De acordo com a médica oftalmologista Cristiane Santos Bernardes, diretora do Banco de Olhos da Santa Casa de Campo Grande que participou do encontro, com a pandemia, houve diminuição da captação e número elevado de óbitos. “Antes da pandemia, eram cerca de 20 a 30 doadores por mês e pós-pandemia, são de duas a cinco doações por mês”, completou.

Outro ponto afetado pela pandemia foi o tempo de espera pelas doações que era de dois ou três meses, agora chega há um ano e meio ou dois anos. Segundo o Ministério da Saúde, doadores que têm qualquer doença infectocontagiosa, pessoas que morrem em decorrência de infecção por COVID-19 não podem doar nenhum órgão ou tecido.

Em 27 de setembro, é celebrado o Dia Mundial da Doação de Órgãos. Durante todo o mês, a Casa de Leis realizará campanha de incentivo à doação de córneas. Além dos informativos nas redes sociais, a iluminação da Câmara será alterada para a cor verde em alusão e apoio ao Setembro Verde.

 

Tamires Santana
Assessoria de Imprensa do Vereador