ícone whatsapp

Vereador Dr. Cury repudia hospitais que retêm macas do SAMU em Campo Grande

03.03.2020 · 12:00 · Vereador Dr. Cury

O vereador Dr. Cury repudiou a situação extremamente delicada que o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) tem enfrentado em Campo Grande, ao ter suas macas retidas por hospitais e sucessivamente, suas viaturas. O parlamentar usou a Tribuna da Câmara Municipal, na Sessão Ordinária de hoje (03/03).

Em seu pronunciamento, Cury citou uma matéria publicada no dia 29 de fevereiro, na qual um idoso sofreu convulsão no ônibus e o SAMU não teve viatura para socorrê-lo.

“Não posso afirmar que a falta de viatura nesse caso, tenha sido pela retenção das macas. Mas, posso afirmar que isso está acontecendo em Campo Grande. Uma ambulância chega na porta do hospital, o paciente em estado grave entra com a maca do SAMU, mas o hospital não a devolve. O que é proibido por lei municipal”, afirmou.

Dr. Cury explica que nessa situação, não é retida somente as viaturas. “Você está segurando uma viatura, na maioria das vezes, de suporte avançado, com médico, enfermeiros e motorista” destacou.

Responsável por implantar o SAMU em Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e em Cuiabá/MT, Dr. Cury assegura que na Capital existe frota absolutamente adequada para atender a população, porém, atitudes irresponsáveis de alguns gestores de hospitais têm prejudicado e colocado a vida da população campo-grandense em risco.

“Na época em que coordenei o SAMU de Campo Grande, o único caminho que encontrei para resolver essa situação, foi denunciando às autoridades judiciais e no Conselho Regional de Medicina”, lembrou Dr. Cury.

Cury pediu que os hospitais assumam a responsabilidade e não continuem retendo a maca do SAMU, ressaltando que a população é a maior prejudicada por tal atitude. “O Corpo de Bombeiros também vive essa mesma situação. Imagina não ter ambulância para socorrer, por reterem a maca? Esses gestores não conseguem entender a importância disso. Quero deixar o meu apoio a todos os funcionários do SAMU. Fica registrado o meu repúdio aos hospitais que fazem isso e o meu pedido de providência às autoridades”, ressaltou.

Assessoria de Imprensa do Vereador