ícone whatsapp

Vereador Dr. Cury presta homenagem pelo Dia da Comunidade Japonesa

18.06.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Cury

A Comunidade Japonesa sempre contribuiu para o crescimento de Campo Grande. Por sua representatividade e importância para a Capital, o Vereador Dr. Cury homenageou, na Sessão Solene da noite de segunda-feira (17/6), Marcio Maruyama e Jairo Shoitiro Kamimura, com a Medalha Legislativa Haguemo Tomonaga, em Comemoração ao Dia da Comunidade Japonesa. A medalha é outorgada aos japoneses, descendentes e não descendentes, moradores da cidade de Campo Grande, com relevantes serviços prestados à comunidade.

Homenageado pelo parlamentar, Marcio Maruyama é Bacharel em Fisioterapia e Pós-Graduado em Fisioterapia na Medicina Esportiva e Fisioterapia Hospitalar; Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto, ex-conselheiro do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Intensiva da 13° região e Coordenador do Serviço de Fisioterapia da Santa Casa.

Também homenageado por Dr. Cury, Jairo Shoitiro Kamimura é Coronel do Quadro de Oficiais Bombeiro Militar da Reserva Remunerada, tendo como principais Comando no Estado: Comandante do 2° GBM Dourados, em 1995; Comandante do 5° GBM Três Lagoas 1997 a 1999; Comandante do 4° GBM Ponta Porã, de 2000 a 2004; Comandante do 3° GBM Corumbá, de 2005 a 2006; Diretor de Ensino CBMMS em Campo Grande, de 2008 a 2009; Comandante Metropolitano de Bombeiros em Campo Grande, de 2011 a 2016 e Diretor do CIOPS Campo Grande, de 2017 a 2018.

A Sessão Solene pelo Dia da Comunidade Japonesa ressalta as contribuições para o crescimento da cidade, relembrando o histórico da chegada dos primeiros imigrantes. Dos japoneses que chegaram ao Brasil, 26 famílias decidiram vir para o então Estado de Mato Grosso. Com o final da construção da Ferrovia Noroeste do Brasil em 1914, muitos japoneses fixaram-se em Campo Grande.  Como havia deficiência na produção de hortifrutigranjeiros na região, um grupo de sete famílias formou um núcleo de colonização que se chamou Mata do Segredo. E foram estes pioneiros que impulsionaram o surgimento de outros núcleos de Japoneses na região. 

A venda de frutas e verduras ainda hoje tradicionalmente se concentra nas mãos dos japoneses no Mercado Municipal e na Feira Central, transformando-se também, em ponto turístico da cidade. 

*Com informações Assecom Câmara Municipal de Campo Grande

Assessoria de Imprensa do Vereador