ícone whatsapp

Vereador Dr. Cury homenageia Ministros em Solenidade de Comemoração aos 120 anos de Campo Grande

17.12.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Cury

Na Sessão Solene de Outorga da Medalha Legislativa em comemoração aos 120 anos de Campo Grande, o vereador Dr. Cury homenageou o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Personalidades que se destacaram e contribuíram com relevantes serviços em prol do desenvolvimento da Capital, com trajetórias profissionais espetaculares, competência técnica, sendo de extrema importância para o Estado de Mato Grosso do Sul e considerados os melhores ministros do quadro do presidente Jair Bolsonaro.

Luiz Henrique Mandetta, nascido em Campo Grande/MS, possui graduação em medicina pela Universidade de Gama Filho (Rio de Janeiro, RJ – 1989) e pós-graduação em ortopedia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Nos Estados Unidos (Atlanta, Georgia), obteve a especialidade de ortopedia pediátrica pelo Scottish Rite Hospital for Children em Atlanta, Georgia. Ainda, é especialista em gestão de serviços e sistema de saúde pela Fundação Getúlio Vargas.

Iniciou sua carreira como médico no Hospital Geral do Exército e, em 1993, passou a compor o quadro de médicos da Santa Casa de Campo Grande (MS). Em 1996, foi admitido como médico adjunto do Hospital Universitário e atuou também como professor do curso de pós-graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Seguiu como conselheiro fiscal da Cooperativa de Médicos (Unimed) de Campo Grande (1998-99), Conselheiro Técnico da Santa Casa, em 2000, e Presidente da Unimed em 2001. Em 2004, iniciou gestão de quatro anos como conselheiro eleito do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM/MS).

De 2005 a 2010, assumiu a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (MS). Após esse período, exerceu dois mandatos como deputado federal pelo Mato Grosso do Sul (2011 e 2018), quando empenhou esforços nas áreas sociais, especialmente saúde, medicina, assistência social e educação, compondo comissões e subcomissões temáticas, além representante do grupo de parlamentares brasileiros no Parlamento do Mercosul.

Em 20 de novembro de 2018, Mandetta foi confirmado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro para assumir o Ministério da Saúde.

Durante a solenidade, foi representado pelo Professor e Doutor, Hélio Mandetta.

Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, nascida em Campo Grande/MS, é uma mulher dinâmica e de grande visão. Foi executiva, esteve à frente de diversas associações e conselhos voltados para a área rural e foi uma das maiores responsáveis pelo desenvolvimento do Estado, como secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo do Mato Grosso do Sul (Seprotur) de 2007 a 2014.

Tereza iniciou sua vida profissional ainda muito jovem. Após formar-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (Minas Gerais), mudou-se para São Paulo trabalhando em diversas empresas multinacionais do setor de alimentos. Um dos destaques dessa fase foi a introdução da raça Brangus no Brasil.

Retornando para o Mato Grosso do Sul, assumiu a administração dos negócios da família, onde segmentou os negócios e profissionalizou a gestão. Por seu dinamismo, foi convidada a atuar nas diretorias da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso do Sul (Aprosul), da associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) e dos Sindicatos Rurais de Sonora, Terenos e Campo Grande.

Desde janeiro de 2019, integra o Governo Jair Bolsonaro, onde assumiu o cargo de ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Na solenidade, foi representada pelo Senhor Celso de Souza Martins, Superintendente da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do MS. SFA/MS.

 Assessoria de Imprensa do Vereador