ícone whatsapp

Vereador Dr. Cury é proponente de homenagem a Psicólogos, em Solenidade na Câmara Municipal de Campo Grande

10.09.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Cury

A noite de segunda-feira (09/09), ficará marcada para os psicólogos de Campo Grande. Em um dia memorável, o vereador Dr. Cury, proponente da solenidade homenageou, Maria Cristina Abrão Nachif, Silvana Fontoura Dorneles, Christini da Costa Rabenhorst e Ana Deise Leonardo Cardoso, com a Medalha Legislativa “Psicóloga Mestre Maria Solange Felix Pereira”.

Dr. Cury destacou a importância da profissão em sua formação como profissional de saúde, lembrando quatro episódios de sua vida pessoal e profissional em que a Psicologia teve um papel importante. “A psicologia marcou minha vida em meu 2º ano de residência em Pediatria técnica em Roll Playing; na Gerência de RH na CMTC; no 1º Serviço de atendimento Integral a saúde do adolescente no Previsul e na SESAU, na saúde pública, gerência de RH, planejamento, dentre outros. A psicologia pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso, o motivado e o preguiçoso, o feliz e o infeliz. No Setembro Amarelo precisamos valorizar mais essa importante profissão”, falou Dr. Cury.

Em nome dos homenageados, a psicóloga Ana Deise Leonardo Cardoso falou sobre a felicidade em ter a profissão reconhecida. “Poder ser reconhecida pela nossa profissão, ser homenageada é sempre muito bom. A Professora Solange foi uma colega muito lutadora pela nossa profissão, é uma honra receber uma medalha com nome dela”, disse.

De acordo com a pesquisadora e professora da UCDB, Dra. Sônia Grubits, a profissão tem crescido em Campo Grande “Minha alegria é ter visto a Psicologia crescendo em nossa cidade. Tenho orgulho de ver a atuação de todos os meus colegas e ver a confiança e o interesse que a população desenvolve pelo trabalho do psicólogo”, disse.

A coordenadora de Psicologia da Sesau, Marcela Lombello Contrera da Silva, exaltou a importância da profissão. “Os psicólogos representam acolhimento e ressignificação na vida daqueles que precisam. Por mais que a ciência avance e se descubram novas tecnologias, nada substitui estar junto, ser aquele que acolhe, que repassa palavras de conforto, mensagens de atitude e compreender, alinhar dores”, ressaltou.

Colega de profissão e trabalho Psicóloga da Mestre Maria Solange Felix Pereira, Irma Macário, presidente Conselho Regional de Psicologia, partilhou da luta pela psicologia. “Tive a satisfação de ser colega de profissão, de trabalho, durante 12 anos e também partilhar da luta pela Psicologia. Todos nós nos sentimos honrados porque a professora Maria Solange lutou e fez parte da história da Psicologia de Mato Grosso do Sul.”, relembrou.

A solenidade foi abrilhantada pela Banda de Música da Guarda Civil Metropolitana, sob a regência do maestro GCM Kleber Furst.

Estiveram compondo à Mesa de Autoridades: Os vereadores Prof. João Rocha e Dr. Lívio; a Assessora Especial do Ministro de Estado de Saúde, Maria Cristina Abrão Nachif; a chefe de Psicologia do Hospital Alfredo Abraão, Fernanda Gimenes; a coordenadora de Psicologia da Sesau, Marcela Lambello Contrera da Silva; a presidente do Conselho Regional de Psicologia, Irma Macário; a coordenadora do curso de Psicologia da Uniderp, Flávia Maria Feroldi Ferreira; a Dra. Sônia Grubits, pesquisadora da UCDB; a coordenadora do curso de Psicologia da Unigran, Dra. Adriana Rita Sordi.

Homenageadas pelo vereador Dr. Cury

Maria Cristina Abrão Nachif, possui graduação em Psicologia pelo Instituto Unificado Paulista (1979), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2006), inscrita no CRP MS 00163-7. No período de 1979 a 2014 foi servidora pública estadual, tendo ocupado diversos cargos de direção estratégica na área de gestão e planejamento de políticas públicas de saúde na Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul , e na Secretaria de Saúde Pública do município de Campo Grande/MS. Tem larga experiência nas áreas de gestão e planejamento em saúde, modelos de atenção à saúde, gestão do trabalho em saúde e, sistemas de informações em saúde. Tem atuado também como Tutora de Ensino a Distância – EAD em cursos de especialização. Exerce atividades como docente, pesquisadora, orientadora, e membro de banca examinadora em cursos de pós-graduação na área de saúde coletiva em diversas universidades do país. É parecerista de revistas cientificas na área de epidemiologia. Atualmente é Assessora Especial do Ministro de Estado de Saúde.

Silvana Fontoura Dorneles é psicóloga, graduada pela Universidade da Região Noroeste de Ijuí- Rio Grande do Sul, Mestre em Gestão de Tecnologias e Inovação em Saúde, pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês – São Paulo, Doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela UNIDERP, psicóloga Hospitalar e organizacional, no Hospital São Julião, preceptora e docente da residência multiprofissional em cuidados continuados e integrados-HSJ, UFMS e SES.

Christini da Costa Rabenhorst é graduada no ano de 1986 em Psicologia pela Faculdade Católica de Campo Grande – FUCMAT (Atual UCDB). Trabalhou com consultório particular; Concursada como Psicóloga pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social / SEDHAST; Pós-graduada em Psicoterapia centrada na pessoa e programação neurolinguística / Instituto Skanda de Psicologia/MS; Pós-graduada em violência doméstica pela USP/SP; Trabalhou no Centro Especializado de Reabilitação CER/APAE; Trabalhou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul; Atualmente, atende em Home Care, atendimento domiciliar.

Ana Deise Leonardo Cardoso é psicóloga, Psicanalista associada à IPA (International Psychoanalytical Association), FEPAL (Federação Psicanalítica da América Latina) e FEBRAPSI (Federação Brasileira de Psicanálise). Atual Secretária Geral da SPMS (Sociedade de Psicanálise de Mato Grosso do Sul).

 

Assessoria de Imprensa do Vereador