ícone whatsapp

Vereador Dr. Cury destaca trabalho do Ministro da Saúde e Secretários de Saúde do Estado e Município no enfrentamento ao novo Coronavírus

12.03.2020 · 12:00 · Vereador Dr. Cury

Após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar pandemia do novo coronavírus (Covid-19), devido a rápida expansão do vírus pelo mundo, o médico e vereador, Dr. Cury usou a Tribuna da Câmara Municipal, nesta quinta-feira (12/03), para destacar o trabalho que o Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, o Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende e o Secretário Municipal de Saúde de Campo Grande, José Mauro Castro, tem realizado juntos, em prol da saúde da população no enfrentamento ao novo coronavírus.

“Estamos preparados dentro daquilo que preconiza esse momento. O ministro Mandetta é referência mundial, deste modo estamos em excelentes mãos. No Estado, temos o Secretário de Saúde Geraldo Resende, que já tem um plano estadual para o enfrentamento ao vírus. E aqui em Campo Grande, temos o Secretário Municipal de Saúde, José Mauro Castro, absolutamente pronto”, destacou.

No Brasil, o Ministério da Saúde confirmou 73 casos do novo coronavírus, sendo a maioria em São Paulo (46). Já em Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Saúde investiga sete casos, de acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado ontem (11/3).

“Nosso ministro conseguiu no Congresso R$ 5,1 bilhões e anunciou a contratação de 5 mil médicos, para serem usados no enfrentamento. Estamos preparados em todos os níveis”, disse Dr. Cury.

O parlamentar aproveitou o momento para convidar o Secretário Municipal de Saúde, José Mauro Castro, a apresentar na Câmara Municipal, na próxima quinta-feira (19/03), o projeto de enfrentamento ao novo coronavírus. “Nosso secretário trará informações que interessam à população e explicará as estratégias para o nosso município. Como a produção de notas técnicas; fluxo de atendimento para Campo Grande; atualização de boletim de casos suspeitos; capacitação aos servidores; elaboração de informe médico técnico sobre assistência domiciliar e criação da unidade de resposta rápida”, afirmou Dr. Cury.

Dr. Cury explicou que as medidas preventivas continuam sendo as mais simples. “Lavar bem as mãos, por ao menos 20 segundos. Importante também ter ética respiratória, quando for tossir ou espirrar, colocar o cotovelo na frente do nariz e boca. Precisamos ensinar à população que devemos fazer essas manobras várias vezes ao dia. Prevenção é a melhor garantia que temos hoje. Vamos cuidar uns dos outros”.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador