ícone whatsapp

Vereador Delegado Wellington vota favorável a proibição do uso de canudos plásticos na Capital

06.06.2019 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

Preocupado com a degradação e poluição do meio ambiente, o vereador Delegado Wellington (PSDB) votou a favor do Projeto de Lei de autoria do vereador Veterinário Francisco, que previa a proibição do fornecimento e utilização de canudos de plástico, exceto os biodegradáveis, em restaurantes, bares, quiosques e similares em Campo Grande. A proposta foi apreciada nesta quinta-feira (6), sendo necessários 15 votos favoráveis para a aprovação, mas apenas 13 vereadores concordaram com o projeto.

No entendimento dos vereadores que votaram contra o projeto, a proibição dos canudos não resolvem os problemas ambientais e ainda prejudica os comerciantes, mas no entendimento do vereador Delegado Wellington, o meio ambiente deve ser prioridade.

“Ou a gente preserva as gerações futuras ou ficamos nesta discussão se a proibição de canudos é viável economicamente ou não. Da mesma forma que os estabelecimentos colocam avisos de ‘não aceitamos cartão’, podem muito bem colocar cartaz dizendo: ‘este estabelecimento não fornece canudos plástico’ e àqueles que quiser usar, levem canudos de bambu ou metal. Portanto existem alternativas, o que não podemos é continuar com esse fundamento de que vamos prejudicar o empresariado e deixar de lado o meio ambiente, porque esse sim se a gente não preservar as gerações futuras vão sofrer”, declarou Delegado Wellington.

A cidade pioneira na proibição do fornecimento de canudos plásticos foi o Rio de Janeiro, em julho do ano passado. Outras cidades como Espírito Santo e Santos seguiram a ideia e outras seguem em discussão.

Dados alarmantes – Segundo uma estimativa do Fórum Econômico Mundial, existem 150 milhões de toneladas de plásticos nos oceanos e caso o consumo siga no mesmo ritmo dos números atuais os cientistas preveem que haverá mais plásticos do que peixes nos oceanos até 2050. Diante desse cenário, empresas como Starbucks, McDonald’s e Burger King anunciaram a retirada dos canudos de seus estabelecimentos ou substituíram por outros de fontes biodegradáveis. 

Assessoria de Imprensa do Vereador