logo
18.06.2019 · Vereador Carlão
Vereador Carlão apresenta Projeto de Lei visando conscientização sobre o Pé Torto Congênito
img_1487_ver_carlo_fto_izaias_medeiros

O vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB) apresentou Projeto de Lei instituindo o Dia Municipal do Pé Torto Congênito no Município de Campo Grande a ser comemorado no dia 03 de junho de cada ano, para promoção da consciência municipal de que o pé torto é uma deformidade tratável. Carlão explicou que o PL tem o objetivo de aumentar a consciência sobre a deficiência do pé torto Congênito e a sua prevenção através do método de Ponseti, um tratamento não cirúrgico, que inclui manipulação suave dos pés seguido pela aplicação de moldes de gesso e órtese temporária.

“O Pé Torto Congênito é uma má formação complexa que envolve ossos, músculos, tendões e vasos sanguíneos, e o bebê já nasce com o pé virado pra dentro. Diferente do que muitos pensam, o pé torto TEM CURA, e se tratada corretamente e desde o nascimento, é possível obter excelentes resultados. O método mais eficiente, é o chamado PONSETI, que consiste em tentar corrigir com gesso no pé afetado, num período de 6 a 8 semanas. Ao designar 03 de junho como o Dia Mundial do pé torto, ajudamos ainda mais a sua crença de que cada criança nascida com pé torto tem o direito de usar este tratamento de baixo custo, a abordagem não-cirúrgica. Afeta 200 mil recém-nascidos a cada ano, 80% nos países em desenvolvimento. Há também centenas de milhares de crianças e adultos jovens que vivem com esta condição debilitante em todo o mundo”, justificou.

O Projeto de Lei segue tramitação nas comissões pertinentes da Casa de Leis, para depois ser votado em plenário.

Janaina Gaspar 

Assessoria de Imprensa do Vereador

Acessibilidade com Libras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Campo Grande pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras. Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.