logo
06.06.2019 · Vereador Carlão
Vereador Carlão apresenta Projeto de Lei visando conscientização sobre a Mielomeningocele
img_5532_ver_carlo_fto_izaias_medeiros

O vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB) protocolou na Câmara Municipal Projeto de Lei Instituindo o Dia Municipal de Conscientização da Mielomeningocele. O tema proposto visa à inclusão no calendário oficial do Dia Municipal da Conscientização da Mielomeningocele, a ser realizado anualmente no dia 25 de outubro.

“A proposição visa dar visibilidade a população campo-grandense acerca dessa malformação congênita da coluna vertebral que acomete os fetos entre o 18 e 21 dias de gestação, além de informar quanto à necessidade de um diagnóstico precoce, tratamento e prognóstico eficiente. A Mielomeningocele, também conhecida como espinha bífida aberta, acarreta uma malformação congênita que afeta os ossos da coluna e a medula espinhal do feto em formação. Como conseqüência, o bebê nasce com uma saliência nas costas, preenchida com os conteúdos da medula espinhal. Isso, acarreta sérios distúrbios neurológicos, incluindo alguns sinais e sintomas: fraqueza muscular das pernas, às vezes envolvendo paralisia, perda de controle e demais problemas intestinais e da bexiga, insensibilidade parcial ou total, convulsões, problemas ortopédicos: como pés deformados, quadris irregulares e escoliose, hidrocefalia, meningite, dentre outras complicações”, explicou Carlão.

Na justificativa da matéria o texto discorre sobre a relevância dessa proposição que tem o nobre condão de reconhecer todos os esforços lançados pelos familiares e profissionais especializados, no intuito de viabilizar o devido tratamento e atendimento aos portadores de Mielomeningocele, cujo foco está centrado no oferecimento de uma melhor qualidade de vida, buscando-se para isso, inseri-lo em diversas atividades multidisciplinares de medicina, fisioterapia, psicologia, entre outras, sem contudo, descuidar-se em promover a sua digna inclusão social.

O Pl segue tramitação na Casa de Leis para posterior votação em plenário.

Janaina Gaspar 

Assessoria de Imprensa do Vereador

Acessibilidade com Libras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Campo Grande pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras. Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.