ícone whatsapp

Vereador Beto Avelar coordena mesa temática da Semana Municipal Antidrogas

17.06.2021 · 12:00 · Vereador Beto Avelar

O vereador Beto Avelar promoveu junto ao COMAD – Conselho Municipal Antidrogas – a Mesa Temática “Álcool e Drogas no Trânsito” para a Semana Municipal Antidrogas, que acontece entre os dias 21 e 25 de junho. O encontro foi gravado e será transmitido na próxima semana pela TV REME. A programação educativa busca orientar alunos da Rede Municipal de Ensino sobre os riscos do uso de álcool e outras drogas em todas as fases da vida. 

A Mesa Temática detalhou as diversas relações entre o consumo de álcool e drogas e a direção perigosa. Ivanise Rotta, chefe da Divisão de Educação da Agetran – Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande, falou sobre a prevenção e a importância da Educação como ferramenta para a orientar os jovens e incentivar para uma vida plena e sem drogas.  

O psicólogo e professor da UCDB – Universidade Católica Dom Bosco, Renan Soares Júnior, abordou as implicações da dependência química e os efeitos nocivos causados pelo excesso do uso de álcool e outras drogas para o trânsito e a segurança. 

O tenente-coronel Wellington Klimpel, comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, também participou para destacar as estatísticas de acidentes, em Campo Grande, provocados pelo consumo de álcool e o resultado das fiscalizações com blitzes que flagram constantemente um alto número de pessoas dirigindo sob o efeito principalmente de bebidas alcoólicas.  

O vereador Beto Avelar é conselheiro do COMAD representando a Câmara Municipal de Campo Grande. Na avaliação do parlamentar, a Semana Municipal Antidrogas é fundamental para proporcionar um ambiente de orientação sobre os riscos e afastar os jovens das drogas. “Nosso trabalho pelos jovens é pela melhor orientação e a garantia de condições para um futuro melhor. A iniciativa do COMAD é importante não só para a vida dos jovens estudantes, mas para o estabelecimento do diálogo dentro da família que permita um convívio sem álcool e outras drogas. Dessa forma promovemos um ambiente com menores danos para a saúde e a segurança no trânsito”, afirma Beto Avelar.  

O parlamentar destaca também que a escolha do tema foi motivada pelo alto índice de mortes no trânsito provocadas sob influência de álcool. No Brasil, uma pessoa morre no trânsito a cada 15 minutos e, conforme o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o fim do consumo de bebida alcóolicas ao dirigir reduziria drasticamente esse índice. 

Assessoria de Imprensa – Vereador Beto Avelar

Marcelo Pereira