ícone whatsapp

Vereador Ayrton Araújo apresenta projeto para a instalação de lixeiras subterrâneas em espaço público na Capital

04.04.2018 · 12:00 · Vereador Ayrton Araújo do PT

O vereador Ayrton do PT, apresentou na câmara municipal de Campo Grande um projeto de lei, que tem como objetivo a instalação de lixeiras subterrâneas que tem por objetivo, incentivar a população a separarem seus resíduos sólidos e orgânicos e armazenarem no referido recipiente, dando-lhes o destino correto através da coleta seletiva, considerando que a educação ambiental é o processo por meio do qual o individuo e a coletividade constrói valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.

Sendo assim é o principal instrumento de transformação, sendo fundamental para o desenvolvimento de uma consciência critica em relação ao meio ambiente, gerando comprometimento e responsabilidade da população nas ações de saneamento e saúde e que tem sido utilizada como instrumento para resolver os problemas associados aos resíduos sólidos, desde a geração, coleta, transporte até a disposição no destino final.

A importância de trabalhar a educação ambiental com moradores e comerciantes para sensibilizar quanto à seleção dos resíduos e do descarte correto, nos horários e nas vias públicas preestabelecidas. Tendo em vista que Campo Grande recolhe toneladas de resíduos sólidos em locais inadequados.

No Brasil são gerados atualmente, em torno de 250 mil toneladas de resíduos diariamente, sendo que, apenas 63% dos domicílios contam com a coleta regular de lixo.

A coleta seletiva é um processo de separação e recolhimento de materiais recicláveis, conforme sua constituição, tais como papeis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, na fonte geradora, nos centros de triagem ou nas usinas de reciclagem e que estes materiais são vendidos ás indústrias recicladoras ou aos sucateiros. È uma alternativa ecologicamente correta, pois desvia parte dos resíduos sólidos gerados, da disposição em aterros sanitários ou controlados e lixões, para que possam ser reciclados.

A implantação desse projeto possibilitará ao município reduzir custos com a limpeza urbana, em face do número de viagens com o transporte dos resíduos sólidos e recicláveis. O índice de aproveitamento dos resíduos sólidos alcançará percentuais elevados com a implantação do projeto “lixeira subterrânea”,considerando que existem várias localidades na cidade que oferecem condições técnicas para a implantação,os recipientes deverão ter capacidade suficiente para armazenar volume de resíduos compatível com a quantidade média de lixo recolhida na coleta doméstica e comercial no local.

A coleta mecanizada deverá ser realizada com freqüência suficiente para que os recipientes sejam constantemente esvaziados, de tal forma que não haja impedimentos para sua utilização. “O nobre parlamentar pede a compreensão dos seus pares para que seja aprovado o referido projeto”.

Gustavo Henrique

Assessoria de Imprensa do Vereador