ícone whatsapp

Vereador Ademir Santana pede audiência pública e destaca papel da Câmara nas discussões sobre Águas Guariroba

31.10.2017 · 12:00 · Vereador Ademir Santana

Ao usar a tribuna da Câmara Municipal durante a sessão dessa terça-feira (31), o vereador Ademir Santana fez mais um discurso prestando contas de suas ações relacionadas ao polêmico assunto da Águas Guariroba. Na oportunidade, o parlamentar afirmou que está encaminhando à presidência da casa um pedido de audiência pública para discutir o assunto com a população.

Durante a fala, Ademir Santana enalteceu a atitude do prefeito Marquinhos Trad, que decretou a extinção da taxa mínima de água e esgoto a partir de janeiro de 2019. “O prefeito ouviu o nosso clamor. Houve muita sensibilidade dele quanto a um assunto que não só eu, como vários dos nossos colegas vereadores, alertamos exaustivamente durante esse primeiro ano de mandato”, comemorou o vereador, referindo-se aos diversos pedidos que ele próprio fez para que a taxa fosse revista.

Por outro lado, o parlamentar reforçou com insistência que vai continuar vigilante aos assuntos que ainda não tiveram resposta e que muito incomodam os consumidores de água e esgoto em Campo Grande, como é o caso das diferenças dos valores do metro cúbico entre o consumidor individual, o comércio, a indústria e o poder público.

“O assunto das diferenças entre as tarifas é muito importante. Não dá para compreender os porquês de tanta discrepância entre uma categoria e outra. Como podem os imóveis públicos pagarem uma tarifa quase cinco vezes maior do que pagams os consumidores individuais? Esse questionamento precisa ser respondido tecnicamente para que a gente possa analisar. Isso é papel do vereador,” admitiu Ademir Santana.

Ao questionar sobre o planejamento para implantação de água e esgoto e também a manutenção das existentes, o parlamentar incluiu na pauta de discussões algumas atitudes da Águas que dão margem a desconfianças e discussões. Ademir lembrou mais uma vez o caso do bairro Tijuca, que tem a maioria dos imóveis coberta pelo serviço, com uma pequena área aguardando para ser atendida e que, segundo a Àguas, só será contemplada na última etapa da expansão. Na visão do vereador há erro de planejamento no caso e isso precisa ser apurado também.

“A impressão que temos aqui, é que a concessionária pensa em dinheiro acima de tudo, quando o foco principal deveria ser o bem-estar da população. Tudo que eles (Águas Guarioba) executam tem custo muito alto e a contrapartida muitas vezes não corresponde a isso. Enfim, há vários pontos que merecem nossa atenção, e eu não vou desistir. O próximo passo é protocolar um pedido de audiência pública, para que a Câmara Municipal ceda espaço a uma discussão mais ampla e que envolva a população também.”

Ao final do uso da palavra, vários vereadores foram aos microfones para demonstrar apoio não só ao discurso, mas também às ações que Ademir vem desenvolvendo nesse sentido, desde que assumiu o seu mandato na casa municipal de leis. Um deles, o vereador Delegado Wellington, frisou a forma como Ademir tem conduzido seu trabalho junto à Comissão Permanente de Defesa do Consumidor, em que atua como vice-presidente.

Guto Dobes
Assessoria de Comunicação do Vereador