ícone whatsapp

Vereador Ademir Santana defende pacto para crianças não ficarem ociosas nos horários em que não estão na escola

31.03.2017 · 12:00 · Vereador Ademir Santana

 

A audiência pública organizada pela Comissão Permanente de Educação e Desporto da Câmara Municipal abordou, como tema central, a violência nas escolas públicas da capital. Na oportunidade, muitas foram as propostas para que o problema seja solucionado e a relação entre pais, alunos, professores e funcionários das escolas e ceinfs seja a melhor possível.

O vereador Ademir Santana, que é membro da comissão, defendeu que seja feito um grande pacto entre moradores, associações de bairro, clubes de mães, instituições religiosas e o poder público para que sejam desenvolvidos projetos educacionais, esportivos, recreativos e culturais capazes de fazer com que as crianças se sintam parte da comunidade, o que, para o vereador, já minimizaria os casos de violência.

“Toda criança que fica sozinha em casa sai para a rua. Na rua, ela tem chance de aprender o que não presta, porque fica exposta a muita informação, nem sempre vinda de gente do bem. Se a gente unir elos importantes da sociedade no sentido de ocupar esses meninos e meninas, certamente no futuro vamos conseguir reduzir a violência”, destacou o vereador.

A proposta do parlamentar é que sejam criadas atividades como cursos, gincanas, atividades físicas e culturais que ocupem praças, escolas e outros espaços públicos para estimular jovens e crianças a pensar em produzir algo de bom para si e para a própria comunidade. Ele lembrou, por exemplo, a importância de projetos como o Projeto Rondon, que sempre teve papel importante no auxílio à educação das crianças.

Mas, Ademir pontuou também que medidas urgentes são mais do que necessárias, haja vista que hoje há um grande número de jovens e adultos que desrespeitam as regras básicas de educação, agridem agentes públicos, depredam o patrimônio e até afrontam as autoridades. O vereador afirma que o número de guardas municipais em estabelecimentos de educação e saúde pública é precário. “Não há guardas municipais em quantidade suficiente para garantir a segurança em escolas, ceinfs e postos de saúde. O que a gente vê com frequência são atos de violência e vandalismo, sem que seja possível fazer alguma coisa contra isso”, lamentou. 

Sobre essa questão, Ademir Santana defende que seja programado concurso público para suprir as demandas e que também seja feito um levantamento para verificar se não há guardas municipais em desvio de função, prejudicando o atendimento aos moradores dos bairros.

Ao final do seu pronunciamento, o vereador lembrou que a defasagem do número de escolas também ajuda a aumentar a tensão nas comunidades. “O Celina Jallad recebeu mais de 1.900 casas e não há nenhuma escola ou ceinf na região. Isso superlota as escolas da vizinhança e gera mais conflitos entre alunos, professores e pais. Eu já solicitei a construção da escola e não vou parar de cobrar de todas as esferas políticas da cidade e do estado até que meu pedido seja atendido. Resolver esse problema é máxima urgência”, argumentou. 

Guto Dobes

Assessoria de Comunicação do Vereador