ícone whatsapp

Vereador Ademir Santana convoca população para audiência pública sobre água e esgoto na sexta-feira

13.12.2017 · 12:00 · Vereador Ademir Santana

Está confirmada para esta sexta-feira, dia 15 de dezembro, uma audiência pública para discutir a qualidade e os preços dos serviços de água e esgoto fornecidos pela concessionária Águas Guariroba. O evento foi solicitado pela Comissão Permanente de Direito do Consumidor da Câmara Municipal e tem início previsto para às 9 horas.

O vice-presidente da Comissão, vereador Ademir Santana, que teve a inciativa de solicitar a audiência, tem realizado todos os esforços para que a população compareça, porque vê como fundamental a opinião pública para que o serviço melhore onde há necessidade.

O parlamentar inclusive colocou toda sua equipe de assessores a campo, em locais estratégicos da cidade, como terminais de ônibus, para convidar as pessoas a participarem. Ademir afirma que deseja, acima de tudo, dar oportunidade para que a população compreenda quais são os direitos e deveres da concessionária e também os direitos e deveres dos usuários.

“Tem muita coisa que nós precisamos saber. Há diferenças de tarifas do metro cúbico entre as categorias de usuários, sendo que os órgãos públicos são os mais onerados nesse sentido; também não conseguimos entender os valores das taxas de ligação e religação de água, e instalação do esgoto; não sabemos como são feitos alguns procedimentos de controle da qualidade da água; muita coisa nós não entendemos, mas queremos e temos o direito de entender. Nada melhor que uma audiência pública para começar a deixar tudo ás claras”, afirmou o vereador.

Ademir Santana tem aproveitado este momento também para relembrar e enaltecer a atitude do prefeito Marquinhos Trad, que decretou a extinção da taxa mínima de água e esgoto a partir de janeiro de 2019, justamente porque partiu da Câmara uma das inciativas para que isso acontecesse. “O prefeito ouviu o nosso clamor. Houve muita sensibilidade dele quanto a um assunto que não só eu, como vários dos nossos colegas vereadores, alertamos exaustivamente durante esse primeiro ano de mandato”, comemorou o vereador, referindo-se aos diversos pedidos que ele próprio fez para que a taxa fosse revista.

O parlamentar disse que está confiante na participação dos campo-grandenses e lamenta ter que chegar a esse ponto, mas que é absolutamente necessário. “A impressão que temos aqui, é que a concessionária pensa em dinheiro acima de tudo, quando o foco principal deveria ser o bem-estar da população. Tudo que eles (Águas Guarioba) executam tem custo muito alto e a contrapartida muitas vezes não corresponde a isso. Enfim, há vários pontos que merecem nossa atenção e a audiência pública deve ceder espaço a uma discussão mais ampla e que envolva a população também”, finalizou.

Guto Dobes
Assessoria de Comunicação do Vereador