ícone whatsapp

“Uma grande vitória que a mulher teve nessa caminhada é o direito a um acompanhante na sala de parto,” diz Dr Loester em Audiência Pública

29.05.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

No dia 28 de maio, é celebrado o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e também o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. E nesta terça-feira (28), na Câmara Municipal de Campo Grande, O vereador Gilmar da Cruz realizou Audiência Pública sobre a Saúde da Mulher com objetivo de chamar a atenção e conscientizar a sociedade dos diversos problemas de saúde e distúrbios comuns na vida das mulheres. 

Participaram do evento: A ginecologista e obstetra Rubia Borges Loureiro, o deputado estadual Antônio Vaz, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a subsecretária adjunta de Política para as Mulheres de Campo Grande, Ione Coelho, A presidente do PRB Mulher em Mato Grosso do Sul, Desire Queiroz e o Presidente da Associação das Vítimas de Erros Médicos, Valdemar Moraes de Souza.

O vereador Dr. Loester Nunes de Oliveira (MDB) defendeu o acompanhamento contínuo do mesmo médico durante o pré-natal. “Hoje, a paciente, por incrível que pareça, termina seu pré-natal, isso quando consegue fazer, com três médicos naquele período. No hospital, é um médico que ela nunca viu. Ela não tem aquela segurança. Dá confusão, problemas, reclamações. Uma grande vitória que a mulher teve nessa caminhada é o direito a um acompanhante na sala de parto. Para nós, foi a melhor coisa. Ela vê como está sendo o atendimento e obriga o profissional a dar mais atenção”, lembrou.

O Médico Parlamentar também falou sobre Segurança na Idade Gestacional e sobre o Direito da Mulher de escolher seu parto. “Se ela diz que não quer parto normal e quer uma cesariana, tem que ser respeitado! Defendo também a participação da família no dia de tirar a criança, isso faz da medicina, estudamos isso. A gente fica sabendo de partos fórceps por conta disso, de se desrespeitar o Direito da mulher de escolher seu parto e a idade gestacional correta que é depois das 39 semanas. Por isso me tiraram do plantão da Santa Casa, pelo alto índice de Cesarianas, acho que que já fiz partos que dá uma cidade inteira, (brinca).

Mas graças a Deus as crianças que vieram ao mundo pelas minhas mãos, pode chupar picolé, tomar sorvete que não fica assim tremendo com problemas de quem teve sofrimento fetal durante o parto. Essa é a grande tranquilidade que tenho na minha vida, é ter feito as coisas corretas na obstetrícia, “enfatiza e finaliza Dr. Loester.  

Essa Audiência Pública foi convocada  pela Comissão de Saúde, composta pelos vereadores Dr. Lívio  (presidente) Enfermeira Cida Amaral (vice-presidente), Veterinário Francisco, Dr. Wilson Sami e Fritz. 

 

Andrea de Barros 

Assessoria de Imprensa do Vereador