ícone whatsapp

Tiago Vargas protocola na Câmara Projeto de Lei que desobriga o uso da máscara em Campo Grande

21.10.2021 · 12:00 · Vereador Tiago Vargas

O vereador  Tiago Vargas (PSD) protocolou, nesta quinta-feira (21), na Câmara Municipal,  o Projeto de Lei (PL) de número 10.347/21, que dispõe sobre a desobrigatoriedade do uso da máscara facial em Campo Grande. Conforme o parlamentar, com a redução de novos casos e até mesmo de mortes, o momento é propício para que a população possa andar sem o equipamento de proteção individual, tanto em locais públicos como privados.  Nesta quarta-feira (20), de acordo com os dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), pela primeira vez, em 500 dias, não se registrou mortes por covid-19 em Mato Grosso do Sul. 

“No início da pandemia, quando a saúde do nosso Estado entrou em colapso, devido à pandemia da covid-19, o uso da máscara era muito importante para a proteção das pessoas, além de evitar o aumento de contaminação”, pontuou o vereador Tiago Vargas.

“Porém, como podemos acompanhar nos dados da SES, em dias atuais, vivemos outra realidade, com a redução de novos casos e mortes, sendo assim, é necessária a flexibilização do uso das máscaras em Campo Grande”, acrescentou. 

Para Tiago Vargas, é importante ressaltar que o distanciamento social, bem como as questões de higienização, principalmente das mãos, continuem. O parlamentar ressalta que o importante é aumentar a qualidade de vida da população campo-grandense, que já sofreu com muitas limitações durante a pandemia. 

“As demais medidas de segurança devem ser mantidas, para evitarmos a propagação do vírus,  principalmente nos casos em que a pessoa estiver com sintomas ou contaminado com o vírus da covid-19”, alertou o vereador. 

O parlamentar municipal lembra também que, atualmente, em alguns casos, não há lógica no uso da proteção, sendo que, a maioria dos estabelecimentos exige o uso da máscara dentro do local, mas em seguida é autorizada a retirada da mesma para ingerir bebidas e alimentos. Além disso, em diversas ocasiões, como, por exemplo, ao praticar atividades físicas, já não é mais obrigatório o uso de máscaras.

Avanço de vacinação faz novos casos e mortes reduzirem em MS

De acordo com o Boletim Epidemiológico, divulgado na data de ontem (20), Mato Grosso do Sul não registrou nenhum óbito por covid-19, sendo que isso não acontecia há aproximadamente 500 dias.

Ainda conforme dados oficiais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Campo Grande já vacinou 71,8% da população, sendo que 63,61% já está vacinada com as duas doses.

Assessoria de Imprensa do Vereador