ícone whatsapp

Tiago Vargas cobra Semed por erro grotesco em material distribuído aos alunos da Reme, com hino do MT

20.04.2022 · 12:00 · Vereador Tiago Vargas

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) distribuiu, nesta semana, agendas aos alunos dos grupos 4 e 5, da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande, com um erro grotesco. No material estava impresso o Hino de Mato Grosso ao invés de Mato Grosso do Sul e o fato foi duramente criticado pelo vereador Tiago Vargas (PSD). O parlamentar foi até a secretaria, na manhã desta quarta-feira (20), onde protocolou um ofício solicitando a punição dos responsáveis pelo erro. A divisão do Estado ocorreu em 11 de outubro de 1977.

“Como se não bastasse ficar por dois anos sem aulas presenciais, os kits escolares estão sendo entregues com atraso, e ainda temos que lidar com agenda escolar com hino de outro Estado brasileiro. Em vez de Mato Grosso do Sul, colocaram o hino de Mato Grosso”, criticou.

“E o material estava sendo distribuído normalmente. Se fosse receita de bolo de fubá, receita de macarrão instantâneo ou material de cunho sexual, passaria tranquilamente? É ou não é chamar o povo de trouxa? Eu quero uma investigação completa por parte da Semed e que os responsáveis por esta vergonha sejam punidos. Não aceitarei que brinquem com a Educação das nossas crianças”, completou.

À imprensa, a Semed respondeu que o erro na impressão foi em apenas uma parte do material, que foi entregue às crianças da Educação Infantil, dos grupos de 4 a 5 anos. As duas empresas que produziram o material, escolhidas por meio de licitação, são de Curitiba (PR) e foram notificadas pela secretaria sobre o erro. Ainda, de acordo com a Semed, as empresas assumiram o erro e se responsabilizaram por mandar o material com o hino correto.

Diante dessa situação, o vereador foi até à Secretaria Municipal de Educação e protocolou um ofício, cobrando do órgão mais explicações sobre o caso, bem como as medidas que serão tomadas tanto para a correção do mesmo como para punição, tendo em vista que o material foi produzido de forma equivocada e com recursos públicos.

“Sabemos que, historicamente, ambos os Estados são confundidos por pessoas que residem em outras partes do Brasil, uma situação que constrange e frustra os moradores do nosso Estado, que insistentemente é confundido com o Estado do Mato Grosso, inclusive por jornais de magnitude nacional. Nesse sentido, é inadmissível que tal erro não tenha sido verificado no momento da entrega das agendas às escolas do município”, disse o vereador, no documento encaminhado à Semed.

Divisão

O antigo Estado do Mato Grosso possuía uma grande extensão territorial, o que dificultava os trabalhos da administração quanto a melhorias. Por isso, em 11 de outubro de 1977, foi feita a divisão territorial, em duas áreas: sendo, a partir de então Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Assessoria de Imprensa do Vereador