ícone whatsapp

Tiago Vargas apresenta Moção de Repúdio contra atitude machista do deputado Arthur do Val, de São Paulo

08.03.2022 · 12:00 · Vereador Tiago Vargas

O vereador Tiago Vargas (PSD) apresentou, durante a sessão desta terça-feira (8), na Câmara Municipal de Campo Grande, uma Moção de Repúdio contra a atitude machista do deputado estadual Arthur do Val(Podemos-SP), conhecido como “Mamãe Falei”, quando afirmou que as mulheres ucranianas são “fáceis porque são pobres”.

“Apresento esta moção pela maneira repugnante que o deputado Arthur do Val se referiu às mulheres ucranianas, em áudios de sua autoria, que vieram a público e foram divulgados por sites de notícias”, afirmou o vereador, durante leitura da moção.

“As falas do deputado, de cunho sexualista e totalmente desprezível, demostraram a falta de respeito e empatia por aquele de quem mais se espera uma representatividade na luta por direitos humanos e igualdade”, afirmou Tiago Vargas, durante sua fala na sessão.

Ainda na leitura da Moção de Repúdio, o vereador disse que independentemente de sexo, crédulo, raça ou condição social, ele repudia a atitude do deputado “Mamãe Falei”.

“Requeiro que esta nobre Casa de Leis de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul, aprove essa Moção de Repúdio”, finalizou Tiago Vargas, durante discurso, na sessão.

O caso

O deputado por São Paulo, “Mamãe Falei”, na última semana, esteva na Ucrânia, país que sofre com a guerra organizada pela Rússia, que tenta tomar o país. Ele mandou um áudio em aplicativo de mensagens, dizendo que as mulheres da Ucrânia são fáceis. O político estava no país para prestar ajuda aos refugiados da guerra, com recursos levantados junto ao Movimento Brasil Livre (MBL), do qual faz parte.

“Elas olham e, eu vou te dizer, são fáceis porque elas são pobres! E aqui, cara, a minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Depois eu te conto a história. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas minas, porque eu não tinha tempo. Dois grupos de minas. É inacreditável a facilidade”, diz Arthur, em parte de seu áudio, enviado no aplicativo de mensagens.

Ele ainda acrescenta, dizendo que uma recepcionista ucraniana se interessou por ele. “A recepcionista do hotel deu em cima de mim aqui. Meu Deus! Pensei, ‘não é possível que isso esteja acontecendo, é uma mentira, é um filme’, isso não tá acontecendo! Essas cidades mais pobres são as melhores, realmente, é inacreditável. Juro por Deus, é outro mundo. Eu tenho 35 anos, cara, e eu nunca vivi isso. E eu nem peguei ninguém aqui. Não peguei. Só a sensação de saber que eu poderia fazer, e sentir como alguém, enfim, já sabem”, completou.

O parlamentar continuou com seus comentários, dizendo que as mulheres do país são deusas e que são mais bonitas do que as mulheres do Brasil, e que promete voltar ao local depois da guerra, mostrando sua verdadeira intenção ao “ajudar” a população da Ucrânia, que passa por um momento de guerra.

Após fala machista e aporofóbica, Arthur do Val, que é casado, ao voltar ao Brasil, concedeu entrevista coletiva, reconheceu o erro e disse que seus comentários sexistas foram feitos em um momento de empolgação.

“Foi errado o que eu falei, não é isso que eu penso. O que eu falei foi um erro, em um momento de empolgação”, disse o deputado a jornalistas, no desembarque. “Sou homem, sou jovem. Vi um monte de mulheres bonitas sendo simpáticas, talvez porque em São Paulo as mulheres sejam mais inacessíveis”, completou.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Carlão Pignatari, durante sessão da Casa de Leis do Estado, disse que a Alesp repudia comportamentos sexistas, machistas ou qualquer outra demonstração de preconceito ou incitação ao ódio.

Pignatari garantiu que o caso será analisado, de forma independente e imparcial, pelo Conselho de Ética, e reforçou que “palavras, posições e decisões pessoais de um parlamentar não representam, de forma alguma, a Assembleia Legislativa de São Paulo, tampouco o conjunto de deputados e deputadas que a compõe”.

Acompanhe o trabalho do vereador Tiago Vargas

Instagram: @tiagovargasms

Facebook: Tiago Vargas

Twitter: tiagovargasms

Assessoria de Imprensa do Vereador