ícone whatsapp

Thais Helena propõe adaptação em hotéis e similares para portadores de necessidades especiais

05.11.2012 · 12:00 · Projeto

 

 
Atenta as melhorias necessárias para implantar mecanismos que incentivem a acessibilidade em Campo Grande a vereadora Thais Helena propôs na Câmara Municipal projeto de lei que contempla a adaptações de hotéis e similares para portadores de necessidades especiais.
 
O projeto dispõe sobre a implantação de cotas de dormitórios acessíveis e adaptáveis as pessoas portadoras de necessidades especiais em hotel, apart-hotel, pousada e similar na Capital.
 
O texto da proposta institui cota de no mínimo 5% do total de dormitórios nos estabelecimentos citados que serão acessíveis e adaptados às pessoas portadoras de necessidades especiais. Os locais discriminados terão prazo de seis meses após a publicação desta lei para garantir a acessibilidade.
 
Também será fixado à concessão para novos empreendimentos e a renovação para empreendimentos existentes, de alvará de localização e funcionamento, o cumprimento da lei.
 
“O objetivo central dessa lei é proporcionar e assegurar o direito à acessibilidade das pessoas portadoras de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida em locais de uso coletivo conforme o que já está previsto em nossa constituição. Nem todos nascem perfeitos e a deficiência pode ser adquirida no decorrer da vida, por isso a sociedade deve estar preparada, para tratar a todos com igualdade, cuidando para que todos possam exercer seus direitos”, afirma Thais Helena.
 
De acordo com a vereadora muitas pessoas portadoras de necessidades especiais têm uma vida social ativa, viajam constantemente a serviço ou em busca de lazer, por isso é importante identificar e atender as necessidades dessa clientela.
 
“Tenho uma irmã cadeirante e em muitos ambientes encontramos barreiras que dificultam a acessibilidade aos espaços, para as pessoas que não possuem problemas de locomoção as barreiras passam despercebidas, mas os obstáculos presentes na arquitetura dos empreendimentos discriminam os portadores de necessidades especiais ao impedi-los da possibilidade de usufruir todos os espaços existentes”, descreve a parlamentar.
 
A proposta também descreve que a inclusão social do portador de necessidade especial e a conquista de uma vida independente são fundamental para sua integração a sociedade, para tanto, deve ser garantido o direito de ir e vir bem como o atendimento as suas necessidades especiais, de forma igual e sem preconceitos, sendo necessário estimular a sociedade para o caminho da acessibilidade.
 
 
Assessoria de Imprensa da Vereadora