ícone whatsapp

Temendo colapso tecnológico, Eduardo Romero pede informações sobre demissão de funcionários técnicos da prefeitura

31.08.2015 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero

O vereador Eduardo Romero (PT do B) encaminhou ofício ao gabinete do prefeito Alcides Bernal, nesta segunda-feira, questionando sobre a demissão em massa de funcionários comissionados do Instituto Municipal de Tecnologia da Informação. São servidores de carreira com oito, 15, 20 anos de serviços prestados na lista de demissões, conforme diário oficial do dia 27 de agosto.
 
Eduardo Romero questiona a prefeitura sobre as demissões dos comissionados do Instituto porque é um órgão ‘cérebro’ formado por técnicos responsáveis pelos sistemas: tributário, financeiro, saúde e educação. O parlamentar lembra que há anos a prefeitura não faz concurso para o Instituto por isso há comissionados com 20 anos de serviços no órgão e que agora foram demitidos.
 
O parlamentar destaca que é do Instituto que são controladas todas as ações tecnológicas da prefeitura. Entre as preocupações de Eduardo Romero estão o agendamento de consultas nas unidades de saúde, matrículas dos alunos da Reme, sistema de arrecadação municipal, além de todos os serviços prestados na Central de Atendimento ao Cidadão como, por exemplo, emissão de guias como o habite-se. ‘Não podemos cogitar uma falha nestes setores tão importantes para a sociedade, que já sofre com a demora nos serviços públicos’, diz.
 
O vereador destaca que os comissionados que compõe o órgão não são apenas indicados do dia pra noite e começam a trabalhar. Eles passam por provas seletivas, treinamento para desempenhar seus trabalhos frente à evolução tecnológica da máquina pública como, por exemplo, a matrícula online. É um tipo de comissionado diferente porque precisa de imediato comprovar sua capacidade profissional à vaga que se propôs a assumir.
 
‘Sou a favor de uma avaliação sobre o quadro de funcionários comissionados e acredito que a máquina pública estava sobrecarregada deles, o que também compromete as contas da prefeitura. Mas temos que observar critérios para isto. Existem comissionados necessários para não travar a prefeitura’, explica Eduardo Romero.
 
No ofício encaminhado ao prefeito Eduardo Romero também questiona como está sendo suprimida a ausência dos funcionários comissionados demitidos do Instituto, se haverá concurso público e ainda se prefeito está avaliando a possibilidade de recontratar os técnicos do IMTI.
 
Assessoria de Imprensa do Vereador