ícone whatsapp

Sustentabilidade: campanha para eliminar copos descartáveis em repartições públicas é sancionado pelo Executivo

12.11.2019 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

A preocupação com a natureza está em alta, no entanto, o uso dos copos descartáveis ainda é um hábito que preocupa muito. Para tentar frear o uso destes descartáveis, o vereador Delegado Wellington (PSDB), conseguiu a aprovação e sanção da Lei n. 6.324 estabelece a campanha para estimular a não utilização de copos e xícaras plásticas descartáveis nas repartições públicas municipais. A lei foi promulgada pelo executivo nesta terça-feira (12).

O objetivo do projeto é conscientizar sobre os malefícios da utilização dos descartáveis, minimizar a utilização dos descartáveis e diminuir a geração de lixo. Todos os órgãos públicos municipais poderão participar da campanha divulgando a proposta e incentivando a substituição por itens confeccionados por materiais que não causem danos à saúde e ao meio ambiente como xícaras e canecas reutilizáveis.  

“Temos que fazer o dever de casa, o desafio é produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas podem mudar a realidade que nos cerca e construir um mundo mais sustentável. É preciso colocar em prática o conceito de redução no uso desses materiais”, destaca Delegado Wellington, o autor do projeto.

O projeto conta ainda com as assinaturas dos Vereadores João César Mattogrosso, Eduardo Romero, Odilon de oliveira e Gilmar da Cruz.

O Impacto dos materiais descartáveis

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE), estima-se que são consumidos, no Brasil, cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1500 toneladas de resíduos produzidos diariamente.

Os copos de plástico descartáveis são produzidos a partir de poliestireno, componente derivado do petróleo, que é uma fonte não renovável de matéria-prima. Produtos fabricados a partir desse material não são decompostos pela natureza, o que faz com o que o seu tempo no meio ambiente seja muito longo, chegando a levar mais de 450 anos.

De acordo com dados da ONU, o plástico representa 80% do lixo no oceano e pode causar a morte de diversas espécies marítimas, que confundem os resíduos plásticos com alimentos e acabam ingerindo-os.

Assessoria de Imprensa do Vereador