ícone whatsapp

Site da Câmara possui nova ferramenta que converte conteúdo escrito em áudio

05.04.2018 · 12:00 · Outras Notícias

A partir desta quinta-feira (5) o site oficial da Câmara Municipal de Campo Grande ganha mais uma ferramenta para aumentar a acessibilidade à população. Através da plataforma Audima, uma tecnologia aliada das pessoas com deficiência visual, com base em inteligência artificial que converte conteúdos escritos em áudio, com capacidade de diferenciar palavras de imagens, o que proporciona maior compreensão e clareza do assunto.

A ferramenta foi desenvolvida pela brasileira Paula Pedroza para proporcionar acesso a conteúdos publicados na internet para pessoas cegas ou com deficiência visual severa, mas também para pessoas que conseguem ver e preferem ouvir, ao invés de ler o conteúdo.

O site da Casa de Leis já disponibilizava a tradução em Libras de todo conteúdo divulgado, proporcionando acesso para deficientes auditivos, agora com a tecnologia Audima o site está acessível também para deficientes visuais.

Como funciona

A plataforma Audima é uma ferramenta simples, presente em todas as notícias publicadas no portal oficial da Câmara e para ter acesso à aúdiodescrição do texto o leitor precisa apenas apertar o play.

Dayane Parron

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal