ícone whatsapp

Setembro Verde: Câmara realiza live sobre doação de córneas no dia 15

03.09.2021 · 12:00 · Outras Notícias

No contexto da campanha Setembro Verde, que busca divulgar e conscientizar a população da importância da doação órgãos, a Câmara Municipal de Campo Grande realiza, no dia 15 de setembro, uma live para discutir sobre doação de córneas. O debate, com início marcado para às 10h, foi convocado pela Mesa Diretora e terá transmissão pelo Facebook e Youtube da Casa de Leis.

A convidada será a médica oftalmologista Cristiane Santos Bernardes, diretora do Banco de Olhos da Santa Casa de Campo Grande, pioneiro em Mato Grosso do Sul e que completou 15 anos no mês de agosto. Desde sua criação, já foram realizadas 5.878 captações de globos oculares dos 2.939 doadores, e que puderam beneficiar também 4.106 pacientes, se tornando um serviço de referência em todo o Estado.

Segundo a especialista, um dos principais desafios é a falta de informação, que faz a negativa familiar chegar a 65% em Mato Grosso do Sul. 

“Quem autoriza é a família, que precisa assinar um termo. Quando falamos em negativa familiar, falamos daquele potencial doador cuja família nega a retirada do tecido. Isso atrapalha bastante, pois já temos um número reduzido de doadores por conta da covid-19. Isso tem sido um entrave e imaginamos que seja, principalmente, por desconhecimento”, afirmou.

Em 27 de setembro, é celebrado o Dia Mundial da Doação de Órgãos. Durante todo o mês, a Casa de Leis realizará campanha de incentivo à doação de córneas. Além dos informativos nas redes sociais, a iluminação da Câmara será alterada para a cor verde em alusão e apoio ao Setembro Verde. 

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal