ícone whatsapp

Setembro Branco – 17 de Setembro é o Dia Municipal de Prevenção e Orientação da Distrofia Muscular, Lei do vereador Dr. Cury

17.09.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Cury

A data 17 de setembro comemora o Dia Municipal de Prevenção e Orientação da Distrofia Muscular, em Campo Grande, por meio da Lei nº 5.720/16, de autoria do vereador Dr. Cury. Pela legislação, também é instituído e incluído no Calendário Oficial de Eventos da cidade, o “Setembro Branco”.

As Distrofias Musculares são doenças que afetam primariamente os tecidos musculares estriados. A Distrofia Muscular de Duchenne é considerada a doença genética letal mais comum da infância e, por sua gravidade, deveria ser agressivamente tratada e suas complicações prevenidas.

Segundo a Associação Brasileira de Distrofia Muscular, a doença é uma das alterações genéticas mais comuns em todo o mundo. De cada 2.000 nascidos vivos, um é portador de algum tipo de distrofia muscular. Essa incidência supera a de doenças como o câncer infantil, que é de aproximadamente um para 4.500 nascidos, de acordo com o Inca – Instituto Nacional de Câncer.

A distrofia muscular pode aparecer em qualquer idade, sendo que a forma e gravidade da doença são determinadas pela época da vida em que aparecem. Algumas pessoas com distrofia muscular vivem de forma normal, com os sintomas se desenvolvendo muito lentamente. Outras, podem sentir fraqueza muscular rápida e severa, o que pode ser muito debilitante.

Dentre os sintomas, destacam-se: Atrofia e fraqueza muscular progressiva; Retardo e comprometimento da ambulação; Déficit muscular progressivo e generalizado; Comprometimento da musculatura respiratória e cardíaca.

“O objetivo de ter o dia 17 de setembro como o Dia Municipal de Prevenção e Orientação da Distrofia Muscular, é trazer a nossa população algumas informações que podem ser de grande valia na orientação das famílias e consequentemente evitar maiores problemas”, explicou Dr. Cury.

A data de 17 de setembro foi escolhido para se comemorar o dia da Distrofia Muscular por ser o dia do nascimento do Dr. Guillaume Duchenne (1806-1875), um dos primeiros médicos que no século XIX interessou-se em descrever e classificar pela primeira vez a distrofia muscular, criar os primeiros exames para diagnosticá-las e cujo nome designa o tipo de distrofia e enfermidade neuromuscular mais antiga e conhecida.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador