ícone whatsapp

Setembro Amarelo: William Maksoud destaca e relembra a criação do Programa Valorização da Vida

15.09.2021 · 12:00 · Vereador William Maksoud

Ciente sobre a importância da conscientização para a prevenção ao suicídio, o vereador William Maksoud destaca e relembra a criação do Programa Valorização da Vida, lei de sua autoria e do vereador Carlão, estabelecido como o principal instrumento de política pública na área de combate ao suicídio e demais problemas psicossociais da Rede Municipal de Educação.

A superintendente de Gestão e Normas – SUGENOR, Alelis Gomes, contou sobre o funcionamento do projeto. “O Programa foi idealizado pela Secretaria Municipal de Educação, dentro da Superintendência de Gestão e Normas, em 2018, após encontrarmos alguns alunos se automutilando e em sofrimento por depressão. Muitas das depressões vinham da violência sexual sofrida por esses alunos. Trabalhamos o ano de 2018, um ano muito significativo para nós, porque recebemos capacitação para aprendermos a identificar os alunos que estavam em sofrimento e, também fomos capacitar os professores, coordenadores, diretores, para que eles pudessem identificar através de uma redação, um desenho, das cores, do seu isolamento, da tristeza, pelo baixo rendimento na escola. O ano de 2018 foi um ano de aprendizado”, explicou Alelis.

De acordo com a Superintendente, em 2019, o projeto cresceu e foi ampliado para várias unidades escolares, disponibilizando o atendimento também aos servidores com depressão, síndrome do pânico, entre outros problemas. “No ano de 2019 nós trabalhamos muito, criamos uma resolução e no final do ano de 2019, o nosso projeto transformou-se em um Programa dado o grande sucesso que ele teve em todas as unidades escolares. Trabalhamos com dinâmica nas escolas para fazer o servidor ou aluno se abrir conosco, poder confiar na equipe. Então, o ano de 2019 foi um ano de sustenção do Programa. Aumentamos a equipe de psicólogas também no ano de 2019”, continuou Alelis.

Conforme Gomes, em 2020 com a pandemia de Covid-19, a demanda pelos atendimentos aumentou significativamente. “O nosso trabalho aumentou muito por conta do isolamento social, as doenças todas afloraram, a doença mental, ideação suicida, automutilação, síndrome do pânico, e nós começamos uma batalha para aumentar a equipe de psicólogos. Como a gente não podia ter o contato físico, começamos esse atendimento on-line, e para nossa surpresa o servidor aceitou, procurou ajuda, como continua também”. 

O Programa então foi apresentado como projeto de lei na Câmara Municipal e aprovado por todos os parlamentares. “No final do ano de 2020, o vereador William Maksoud, sensível e comprovando através do acompanhamento do programa, sentiu necessidade de torná-lo lei. Então na última sessão de 2020 ele foi aprovado como lei e Programa de Política Pública da Prefeitura Municipal de Campo Grande, votado em unanimidade por todos os vereadores, provocados então por William Maksoud que teve uma sabedoria imensa quando o tornou lei. Então nós somos muitos gratos ao vereador William que teve esse olhar de futuro, com essa política e o quanto ela foi útil, está sendo útil para Campo Grande”, comentou a Superintendente.

Ainda de acordo com Alelis, o reconhecimento do trabalho tem sido progressivo. “Conquistamos uma coordenadoria psicossocial de atendimento ao servidor que estava no plano de governo do prefeito. Hoje nós temos uma sede própria onde o servidor vai ser atendido (porque ele não gosta de ser atendido na escola, ele se sente constrangido). Então a sede hoje, muito bem equipada, organizada, atende o servidor e o aluno que quer ir até lá. Na maioria das vezes nós atendemos o aluno na unidade escolar”, completou. 

Conforme a Superintendente Alelis Gomes, até o começo de agosto, mais de 16 mil pessoas foram atendidas pelo Programa. “Hoje nós afirmamos que foram 16.076 vidas valorizadas, vidas que precisaram ser acolhidas, pessoas que estavam com ideação suicida, pessoas que tentaram o suicídio e nós atendemos todos. Vale também ressaltar que essa é uma política pública, é um programa que só a Capital (Campo Grande) tem”, enfatizou Alelis. 

No final deste ano, está previsto o lançamento de um livro que detalha o trabalho realizado nesses quatro anos, contendo registro de experiências, oficinas realizadas, depoimentos de pessoas que queiram sair do anonimato e declarar o quanto o programa foi bom para ele, salvou a vida; e registros de pessoas anônimas que não querem ser identificadas. 

“O saldo é muito positivo e essa política, o berço dela, foi a Secretaria Municipal de Educação, com apoio das nossas secretárias que acreditaram, hoje ele já sai dos muros da Capital, já estamos transportando conhecimento para outros municípios, outros estados. Temos sido chamados para contar nossa experiência e isso é muito legal, muito bom porque quando a gente quer fazer uma coisa séria e quando nós temos apoio, nós conseguimos fazer. Então o nosso programa hoje é reconhecido na Capital, temos um canal no YouTube que chama SugenorSemed, onde tem palestras, dinâmicas e agora nós inauguramos também o canal do Valorização da Vida. Salientar também que além da coordenadoria, nós temos os polos distribuídos na cidade, temos sete polos e em alguns tem duas psicólogas, outros tem três. Já estamos com um total de 18 psicólogas e temos assistente social também porque muitas vezes precisamos da intervenção deles na falta de alimento, na falta de remédio, no agendamento do CAPS, no contato com psiquiatra, elas estão sendo muito úteis para nós nesse momento”, finalizou Alelis. 

O vereador William Maksoud parabenizou o trabalho da Semed e Superintendência de Gestão e Normas. “Me sinto honrado e muito satisfeito em fazer parte da história desse projeto que é tão relevante para nossa Campo Grande. Parabéns a todos os profissionais e colaboradores envolvidos, esse é um trabalho exemplar”, afirmou Maksoud.

Números alarmantes 

No Brasil são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos e mais de 1 milhão no mundo, com aumento de casos principalmente entre os jovens. 

Conforme os dados do Ministério da Saúde, o suicídio está entre as três principais causas de morte em indivíduos com idade entre 15 e 29 anos no mundo. No Brasil, já é a 4ª maior causa de morte entre esse público. 

Mato Grosso do Sul está entre o 2° e 3° estado com maior índice de suicídios. Já segundo NPV (Núcleo de Prevenção a Violência), em Campo Grande/MS, o índice é de aproximadamente 65 tentativas ao mês.

 

Nilce Lemos

Assessoria de Imprensa do Vereador