ícone whatsapp

Sem dinheiro, Secretaria da Mulher recorre a parcerias para manter projetos

14.08.2015 · 12:00 · CPI

Atingida pela crise e praticamente sem orçamento, a Semmu (Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres) tem recorrido a parcerias com a iniciativa privada para conseguir tocar seus projetos. A informação foi passada pela titular da pasta, Liz Derzi de Matos, durante oitiva da CPI das Contas Públicas, realizada nesta sexta-feira (14), na Câmara Municipal.
 
“Desde que assumi, nesse momento, já fui avisada da crise. Em fevereiro, tivemos uma reunião com os secretários, e fomos avisados que deveríamos fazer cortes. Demitimos oito funcionários, teve corte nos salários de todos da Secretaria. Estamos cientes dessa crise.”, garantiu Liz. “Nossas ações são muito com parcerias com a iniciativa privada. Se não for assim, se ficássemos esperando, não teríamos realizado nem 10% do que realizamos até hoje”, lamentou.
 
Durante pouco mais de uma hora de depoimento, a secretária, que assumiu a Semmju no final de junho, enumerou as diversas atividades desenvolvidas pela pasta e pela Casa da Mulher Brasileira, inaugurada em fevereiro deste ano e gerida pela Secretaria. Segundo ela, de fevereiro a agosto deste ano, foram quase 4 mil atendimentos à mulheres vítimas de violência em Campo Grande.
 
Além de apelar às empresas para garantir a execução de projetos importantes, a Secretaria da Mulher precisa de parcerias com as demais pastas, que cedem equipamentos e funcionários. “Por isso necessitamos de parcerias com as demais secretarias”, afirmou Derzi. Alguns funcionários, inclusive, utilizam computadores pessoais no trabalho, já que os equipamentos da Semmju são deficitários. 
 
CPI – A CPI foi criada no dia 5 de maio, com 10 assinaturas: Paulo Pedra, Thais Helena, Cazuza, Luiza Ribeiro, Chiquinho Telles, Alex do PT, José Chadid, Ayrton Araújo do PT, Eduardo Romero e Chocolate.
 
A Comissão tem como objetivo investigar se o aumento de 40,34% na folha de pessoal da Prefeitura ocorreu por aumentos salariais praticados pelas gestões anteriores ou devido à nomeação de comissionados por parte do atual prefeito Gilmar Olarte.
 
Além disso, vai investigar quanto da receita de folha de pessoal é destinada aos comissionados nomeados durante a gestão do prefeito, bem como se estão efetivamente trabalhando e se os recursos destinados ao pagamento destes estão atingindo sua finalidade.
 
Por fim, saber se houve realmente redução na arrecadação do município, principalmente com relação ao ICMS, IPTU, ISS.
 
Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal