ícone whatsapp

Secretário visita Câmara para compartilhar título internacional de arborização para Campo Grande

04.05.2022 · 12:00 · Visita

O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, esteve na Câmara Municipal na manhã desta quarta-feira, dia 4, para compartilhar com os vereadores o reconhecimento de Campo Grande como uma “Tree City of de World”, em tradução livre “Cidade Árvore do Mundo” título concedido anualmente pela Arbor Day Foundation e Pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU) às cidades que cumprem os requisitos estabelecidos pelo Programa “Tree Cities of The World”. 

É o terceiro ano consecutivo que a Campo Grande recebe esse título, sendo a única capital brasileira tricampeã. O reconhecimento está relacionado a vários trabalhos com arborização, incluindo manejo, planejamento e gestão das florestas urbanas nos parques, praças e áreas de preservação. “O Legislativo faz parte dessas conquistas através de suas legislações. Temos o Plano Diretor, a Lei de Ordenamento do Solo, o Plano Diretor de Arborização. São coisas que somam para cidade ser reconhecida”, pontuo o secretário. 

O vereador Ronilço Guerreiro destacou a importância desse cuidado com a arborização. “A cidade é feita por todos. Uma cidade que cuida suas árvores cuida do futuro. Quando olhamos para Campo Grande, vemos uma cidade verde, que pulsa natureza, respira esperança. Temos as árvores, as crianças brincando nos parques e tudo é motivo de alegria. O papel do Legislativo é esse, cuidar da cidade, preservar para um futuro melhor”, ressaltou. O vereador acrescentou que cuidar do meio ambiente é também cuidar do “quintal da nossa casa, da nossa cidade”. 

O vereador Tiago Vargas, que também acompanhou a visita nesta manhã, ressaltou que Campo Grande é uma das capitais mais arborizadas do Brasil. “Esse prêmio é um reconhecimento a todas as pessoas que contribuem para que a cidade continue sendo arborizada. Sabemos que muitas cidades quase não têm arvores, só prédios”, disse. Ele citou exemplo da Avenida Fernando Corrêa da Costa, onde as árvores rendem imagens belíssimas todos os anos. “Somos uma capital brasileira, mas não deixamos o jeito interiorano de ser. Cada vereador trabalha por esse reconhecimento da nossa cidade”, disse. 

Conforme a Secretaria de Meio Ambiente, para permanecer com essa conquista, a cidade deve comprovar anualmente que cumpre os requisitos exigidos pelas instituições. Nesta edição 138 cidades de 21 países foram reconhecidas ao lado de Campo Grande, integrando uma importante rede global que lidera o caminho em silvicultura urbana e comunitária.

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal