ícone whatsapp

Secretário propõe solução responsável para garantir assistentes sociais e psicólogos nas escolas

12.07.2021 · 12:00 · Reunião

O secretário Municipal de Finanças e Planejamento, Pedro Pedrossian Neto, propôs uma solução responsável para garantir o cumprimento integral da lei 13.935/19, que prevê a presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas públicas de Campo Grande. 

“A nossa proposta é a inclusão dentro do Plano Plurianual para que haja o atendimento integral à lei. O foco é a melhoria da qualidade da educação. Vamos fazer o atendimento gradual, de maneira responsável, sem ferir o orçamento. Com responsabilidade fiscal, mas sem esquecer de olhar o lado social”, afirmou.

O titular da pasta participou, na manhã desta segunda-feira (12), de mais uma reunião na Câmara Municipal para discutir o assunto. O debate na Casa teve início há quatro anos, e tem como pano de fundo as leis 13.935/19, que dispõe sobre a prestação de serviço de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica, e 14.113/20, que regulamenta o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

O vereador Betinho, presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, afirmou que o aumento nos recursos do Fundeb permite o cumprimento da lei. Na reunião, ele ainda apresentou uma proposta gradual de inclusão dos profissionais já a partir do próximo ano.  

“Vamos olhar onde está tendo, em estados e municípios, a atuação desses profissionais nas escolas. Vamos levantar esses dados para analisar qual o melhor modelo e quantos profissionais são adequados para a demanda em Campo Grande”, disse.

A superintendente de Gestão e Normas da Semed (Secretaria Municipal de Educação), Alelis de Oliveira Gomes, lembrou que a pasta já conta com um grupo que realiza o atendimento aos quase 110 mil alunos da rede pública de ensino. No entanto, afirmou que a presença dos psicólogos e assistentes sociais nas escolas pode melhorar o trabalho nas unidades.

“Todo trabalho pode ser melhorado. Mas, essa expectativa demanda um estudo, principalmente na questão da formação desses servidores, de ser voltada para a educação. Toda melhoria é sempre muito bem vinda, e a gente quer sempre a melhoria da educação”, finalizou.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal