ícone whatsapp

Sancionado projeto do vereador João César Mattogrosso que institui o Dia Municipal dos Cuidados com a Voz em Campo Grande

22.07.2020 · 12:00 · Vereador João César Mattogrosso

O Executivo Municipal sancionou nesta quarta-feira (22) a Lei n. 6.482, de 21 de julho de 2020, que institui o Dia Municipal dos Cuidados com a Voz no calendário oficial de eventos da Capital e já está em vigor. A matéria foi apresentada no legislativo pelo vereador João César Mattogrosso (PSDB) e assinada em coautoria pelo vereador Pastor Jeremias Flores (Avante).

Conforme o texto da legislação, a data será celebrada anualmente no dia 16 de abril, com o objetivo de conscientizar a população campo-grandense sobre a importância dos cuidados com a voz. O Poder Executivo Municipal será responsável por organizar a programação pertinente ao evento em questão, sendo possível efetuar parcerias com entidades educacionais que possuam em sua grade cursos relativos ao tema.

A fonoaudióloga Pollyana Caetano, que apresentou o tema ao vereador João César Mattogrosso, comemora a atuação do parlamentar e destaca a implantação do Dia Municipal de Cuidados com a Voz no calendário oficial. “Trata-se de um alerta aos profissionais que trabalham com a voz em Campo Grande, especialmente os professores que são a maior parte e utilizam muito a voz, para incentivar os cuidados vocais com hidratação, exercícios vocais necessários e evitar lesões futuras, sobretudo o câncer de laringe. No geral, ter uma boa saúde vocal”, salienta a profissional.

Para o autor da proposta, alertar a população sobre esses cuidados é essencial. “Em nossas agendas recebi esse alerta da profissional da área sobre a relevância do tema, por isso nos atentamos para promover e conscientizar a população campo-grandense sobre a precaução com a voz humana de forma contínua e itinerante, sensibilizando sobre a necessidade de ações preventivas e realização de exames para detecção de diagnósticos precoces de doenças que comprometem a qualidade de vida dos indivíduos”, destaca.

A justificativa da proposta aponta que desde 1999 comemora-se no Brasil, na semana que compreende o dia 16 de abril, a importância da voz, com intuito de levar ao público maiores esclarecimentos a respeito da correta utilização da função vocal, estimulando hábitos saudáveis e de prevenção de distúrbios vocais.

#PraCegoVer: Vereador João César Mattogrosso em agenda com a fonoaudióloga Pollyana Caetano, responsáveis pela idealização da proposta que institui o Dia Municipal dos Cuidados com a Voz.

 

Jean Ocampos 

Assessoria de Imprensa do Vereador