ícone whatsapp

Sancionada lei de videomonitoramento em prédios públicos, proposta por Salineiro

15.03.2018 · 12:00 · Vereador André Salineiro

Foi sancionada nesta quinta-feira (15) lei para instalação de videomonitoramento em prédios e espaços públicos de Campo Grande. Conforme o projeto, apresentado pelo vereador André Salineiro, as gravações obtidas devem ficar armazenadas de 30 a 90 dias, nos arquivos do município. 

Segundo o vereador, o objetivo é aprimorar a segurança pública, fazendo com que fique mais fácil e rápido flagrar furtos e diversos outros crimes nesses locais, já que o efetivo da Guarda Civil Municipal atualmente não dá conta de cobrir todos os prédios públicos. “Com as câmeras, que poderão ser ligadas à Central de Monitoramento de Campo Grande, os guardas ficarão mais disponíveis para atuarem em rondas e terão mais facilidade para fazer flagrantes. O que precisamos é pegar os criminosos que costumam atuar nesses prédios e espaços, em especial à noite”, comentou o vereador.

Segundo Salineiro, além de aperfeiçoar a segurança, a instalação de videomonitoramento pode gerar economia aos cofres públicos, pois o gasto deve ser menor do que com a remuneração de guardas e agentes patrimoniais. “Como não há guardas suficientes e não se pode contratar mais, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) recentemente convocou 150 agentes de patrimônio para ficarem nas escolas e Centros de Educação Infantil (Ceinfs). Isso não será necessário com o videomonitoramento, além do que não é o ideal, pois os agentes não são qualificados como são os guardas”, explicou.

 

Caroline Maldonado

Assessoria de Imprensa do Vereador