ícone whatsapp

Ronilço Guerreiro quer instituir Semana da Orientação Profissional para o Primeiro Emprego nas escolas da Capital

10.08.2022 · 12:00 · Vereador Ronilço Guerreiro

Preocupado com a inserção dos jovens no mercado de trabalho, o vereador Ronilço Guerreiro é autor do projeto de lei 10.532/22 que institui a Semana da Orientação Profissional para o Primeiro Emprego nas Escolas Municipais de Campo Grande. A primeira votação e discussão será na sessão de amanhã, às 9h.

De acordo com sua justificativa, o projeto tem a pretensão de oferecer aos alunos, em fase de conclusão do ensino fundamental, informações acerca dos programas de aprendizagem, elucidando aos jovens a possibilidade de estudar e trabalhar, com a devida remuneração, ao mesmo tempo em que efetivam sua formação na profissão para a qual estão se capacitando.

“Como instrutor do Senai vejo que muitas vezes falta informação sobre programas de capacitação de jovens e como conquistar o primeiro emprego. Esse projeto visa facilitar essas informações, levando para o ambiente escolar palestras formativas e realização de feiras de empregos e oportunidades de trabalho”, comentou Guerreiro.

Pela proposta, caso o projeto seja aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo executivo municipal, fica instituída a “Semana da Orientação Profissional para o Primeiro Emprego” a ser realizada, anualmente, na última semana do mês de Outubro.

Segunda discussão

Outro projeto de Ronilço Guerreiro está na pauta de amanhã para segunda discussão e votação. Trata-se do projeto de lei 10.364/21 que altera e acrescenta dispositivos à Lei Municipal 3.598, de 21 de dezembro de 1998. A proposição prevê que as escolas públicas da Rede Municipal de Ensino situadas em Campo Grande, deverão priorizar a aquisição e adoção de, no mínimo, dois livros de autores com domicílio em Mato Grosso do Sul na sua matriz curricular. A proposta prevê ainda que o Poder Executivo, deverá estimular a produção e valorização dos autores e editores do Estado.

O projeto proposto por Guerreiro recebeu assinatura da maioria dos vereadores, como Valdir Gomes, Carlos Augusto Borges, o Carlão, Prof. Juari, Dr. Victor Rocha, Ayrton Araújo, Betinho, Tiago Vargas, William Maksoud, vereadora Camila Jara, Beto Avelar, Clodoilson Pires, Gilmar da Cruz, Papy, Silvio Pitu, Prof. André Luis, Dr. Jamal e Tabosa. 

Jakson Pereira
Assessoria de Imprensa do Vereador